*Da Redação Dia a Dia Notícia
A pré-candidata ao Governo do Amazonas Professora Maria do Carmo (PL) declarou que pretende implantar delegacias especializadas na proteção de crianças e adolescentes em municípios do interior do estado. O posicionamento foi divulgado em vídeo nas redes sociais, nessa terça-feira,10, após a repercussão do caso de um piloto preso em São Paulo, suspeito de envolvimento em uma rede de exploração sexual de menores. Na publicação, ela defendeu o reforço de políticas públicas e medidas mais rigorosas no enfrentamento a esse tipo de crime.
Segundo Maria do Carmo, a proposta é expandir a atuação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com a implantação de unidades fora da capital.
Durante o pronunciamento, ela citou dados do estudo “Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia”, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento aponta aumento de 184% nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas entre 2021 e 2023.
A pré-candidata afirmou que o enfrentamento à exploração sexual infantil deve ser tratado como prioridade e defendeu maior rigor na aplicação das leis e na estrutura de atendimento às vítimas.
Ver essa foto no Instagram
