*Da Redação Dia a Dia Notícia
António José Seguro, de 63 anos, foi eleito presidente de Portugal neste domingo, 08, ao derrotar André Ventura, candidato da direita, em um segundo turno inédito no país nos últimos 40 anos. A posse está prevista para o dia 9 de março, e, durante a campanha, Seguro se apresentou como a “opção segura” para conduzir o país em meio a um cenário de instabilidade política.
A realização do segundo turno evidencia a fragmentação do cenário político português, com o avanço de diferentes forças partidárias e o enfraquecimento de consensos tradicionais.
A eleição ocorreu em meio a fortes tempestades que atingiram Portugal. Em razão das inundações, três câmaras municipais das regiões sul e centro do país adiaram a votação por uma semana.
O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registrados, o equivalente a 0,3% do eleitorado.
Embora a Presidência da República em Portugal tenha caráter majoritariamente cerimonial, o cargo possui peso político relevante em momentos de crise.
Entre as atribuições do chefe de Estado estão a possibilidade de dissolver o Parlamento, destituir o governo, convocar eleições antecipadas e vetar legislações.
*Com informações da CNN
