Manaus, sexta-feira 30 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Brasil fechou 2025 com menor taxa de desemprego da história, aponta IBGE

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O mercado de trabalho brasileiro encerrou 2025 com resultados históricos, com a taxa de desocupação ficando em 5,1% no trimestre encerrado em dezembro, a menor já registrada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de ocupados chegou a 103 milhões.

O ano de 2025 também marcou recorde na renda média mensal do trabalhador, que atingiu R$ 3.560, um aumento de 5,7% (ou R$ 192) em relação a 2024. Outro dado histórico foi o número de trabalhadores com carteira assinada, que chegou a 38,9 milhões, alta de 1 milhão sobre o ano anterior.

Destaques do mercado de trabalho em 2025

  • Desocupados: 6,2 milhões de pessoas, queda de cerca de 1 milhão (-14,5%) em relação a 2024;

  • Empregados da iniciativa privada sem carteira assinada: 13,8 milhões (-0,8%);

  • Trabalhadores domésticos: 5,7 milhões (-4,4%);

  • Conta própria: 26,1 milhões – maior patamar já registrado.

A taxa anual de informalidade recuou de 39% em 2024 para 38,1% em 2025. Segundo a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, esse percentual é valor relevante e reflete características estruturais do mercado de trabalho brasileiro.

A composição e dinâmica da população ocupada ainda é bastante dependente da informalidade, sobretudo pela grande participação de trabalhadores no comércio e em segmentos de serviços complexos”, explicou Beringuy.

Pesquisa Pnad

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) acompanha pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação: com ou sem carteira assinada, temporários ou por conta própria. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o IBGE, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou trabalho nos 30 dias anteriores à pesquisa. Para efeito de comparação histórica, a maior taxa de desocupação registrada desde 2012 foi de 14,9%, nos trimestres móveis encerrados em setembro de 2020 e março de 2021, em plena pandemia de covid-19.

Caged: carteira assinada

Os dados da Pnad são divulgados logo após o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acompanha apenas os empregos formais.

De acordo com o Caged, dezembro de 2025 apresentou saldo negativo de 618 mil vagas formais, mas o consolidado do ano fechou positivo, com quase 1,28 milhão de postos com carteira assinada.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.