*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Petrobras planeja iniciar, a partir de 2026, a perfuração de 22 novos poços de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões, no Amazonas, como parte de uma estratégia para compensar o declínio da produção em campos mais antigos e garantir o abastecimento energético, especialmente na Região Norte. Do total, 20 poços estão previstos para áreas já conhecidas da bacia e outros dois terão caráter exploratório, sem garantia prévia de viabilidade produtiva ou comercial.
A base de operações em Urucu, localizada a cerca de 650 quilômetros de Manaus, concentra atualmente cerca de 100 poços, dos quais 75 estão em operação.
A produção local alcança aproximadamente 105 mil barris de óleo equivalente por dia (cerca de 3,5% do consumo nacional) além de 13,5 milhões de metros cúbicos de gás natural diários, responsáveis por cerca de 65% da geração de energia elétrica da capital amazonense.
A região também abastece o Norte e parte do Nordeste com cerca de 80 mil botijões de gás de cozinha por dia. O escoamento da produção é feito por dutos até Coari e, de lá, por vias fluviais, enquanto o gás natural segue diretamente para Manaus por um gasoduto de 663 quilômetros.
