*Da Redação Dia a Dia Notícia
Condenado pelo assassinato da técnica de enfermagem Viviane Costa, Alesson Pessoa Mota foi preso, no início da tarde desta terça-feira, 27, por agentes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), em Manaus. O foragido foi localizado em uma oficina mecânica na rua Uruaçu, no bairro Tarumã, zona Oeste da capital, após denúncias anônimas indicarem seu paradeiro.
No momento da abordagem, ele estava trabalhando no estabelecimento. Após o cumprimento do mandado, o condenado foi conduzido ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.
Sobre o caso:
O caso, que chocou a cidade, remonta a 2013. De acordo com os autos do processo, Alesson não aceitou o fim do relacionamento e planejou a morte da ex-noiva.
- O mandante: Alesson contratou um executor para o crime;
- O executor: Francisco de Almeida, policial reformado;
- A vítima: Viviane Costa foi alvo de dois atentados em menos de um ano; ela sobreviveu ao primeiro, mas não resistiu aos ferimentos do segundo ataque.
O desfecho judicial ocorreu em julho de 2025, no Fórum Henoch Reis. Alesson foi sentenciado a 37 anos, três meses e 15 dias de prisão em regime fechado. O executor, Francisco de Almeida, recebeu uma pena de 33 anos e nove meses, tendo sido preso ainda em setembro do ano passado.
A persistência do agressor, que ordenou dois ataques distintos contra a vítima em um curto intervalo de tempo, foi um dos agravantes considerados pela Justiça durante o julgamento.
