*Da Redação Dia a Dia Notícia
Os Estados Unidos anunciaram nesse sábado, 17, via rede social ‘X’, a realização de um ataque na Síria que resultou na morte de um líder da Al Qaeda. De acordo com autoridades americanas, o alvo mantinha ligações diretas com um integrante do Estado Islâmico, responsável pela morte de três cidadãos americanos em dezembro de 2025.
O Comando Central dos EUA (CENTCOM) revelou que o ataque foi feito na última sexta-feira, 16, no Noroeste da Síria. O comando relatou que Bilal Hasan al-Jasim, o líder atingido seria extremamente perigoso e estava diretamente ligado ao atirador do Estado Islâmico que matou dois militares dos EUA e um intérprete civil em 13 de dezembro de 2025, em Palmyra, na Síria.
“A morte de um operacional terrorista ligado à morte de três norte-americanos demonstra a nossa determinação em perseguir terroristas que atacam as nossas forças, não há um lugar seguro para quem faz, planeja ou inspira ataques a cidadãos americanos e aos nossos combatentes”, diz Brad Cooper, comandante do CENTCOM.
Al Qaeda
A Al-Qaeda, que significa “a base” em árabe, é uma organização islâmica fundada em 1988 por Osama bin Laden, inicialmente para expulsar tropas soviéticas do Afeganistão com apoio dos Estados Unidos da América. Após a Guerra do Golfo (1991) e a presença americana na Arábia, passou a atacar os Estados Unidos, destacando-se no atentado de 11 de setembro de 2001. Com a morte de bin Laden em 2011, a organização enfraqueceu, mas suas atividades não estão oficialmente encerradas.

