O programa eleitoral em rádio e TV do candidato da Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, ressalta neste domingo (22/11) o poder de julgamento do eleitor e a importância de refletir bem sobre os candidatos. “Quanto mais informações você tiver, mais chance de fazer uma boa escolha”, alerta. As imagens de rua mostram os eleitores de Amazonino (Podemos) destacando as qualidades que ele tem e que os leva a considerar que é o melhor nome para prefeito de Manaus.
“Chega de ser enganado. Uma vez, vai lá. Mas duas, não dá”, diz uma moradora do bairro Armando Mendes. “Ele sempre ajudou. Não fala mentira. Fala verdade”, ressalta a aposentada Raimunda Mota. “É determinado, cumpre com suas palavras”, destaca outra moradora do Armando Mendes. “Você não promete, você faz”, diz o comerciante Everaldo Ianomatha. “Eu gosto do Amazonino, não tenho nem noção do quanto”, frisa a dona de casa Geralda Monteiro.
No programa, são relacionadas algumas das principais metas de governo do candidato, para a Prefeitura de Manaus. Ele destaca o Programa Renda Manaus, que colocará em execução imediata, caso seja eleito, com auxílio financeiro de R$ 300 e duração até 2024, se estendendo a todos que deixarem de receber a ajuda emergencial do governo federal, que vai até o final do ano, e que estejam cadastrados no Programa Bolsa Família. Serão cerca de 137 mil pessoas beneficiadas em Manaus.
Também cita as metas previstas para as áreas de saúde, como a construção de novas Unidades Básicas e a retomada do serviço das Carretas da Mulher e distribuição de medicamentos nas farmácias satélites. No transporte, a sincronização de semáforos e a instalação de câmeras inteligentes, para fazer o trânsito fluir, e a renovação da frota de ônibus. Na área de segurança, o fortalecimento da Guarda Municipal, com a realização de concurso público, a instalação de câmeras de monitoramento nas paradas de ônibus e em todas as zonas da cidade, além do patrulhamento nas áreas públicas. “Vamos fazer um exemplo de administração em Manaus. Vamos criar uma Manaus nova e mais humana”, declarou Amazonino.
Julgamento do eleitor
Uma eleição, conforme ressalta o programa de Amazonino Mendes, é como um julgamento em que o eleitor é a autoridade máxima, é o juiz. “Você pode julgar o candidato por vários aspectos: por tudo que já fez na vida pública; por tudo que diz que vai fazer se eleito; se já teve problema na justiça; se já esteve envolvido em algum escândalo…”, relaciona, ressaltando que quanto mais informações tiver, melhor será na hora da escolha.
O programa mostra imagens recentes de governadores envolvidos com escândalos na saúde. Um governador cassado, José Melo, denunciado na Operação Maus Caminhos. E o atual governador, Wilson Lima, acusado de compra superfaturada de respiradores durante o pico de pandemia de Covid-19, em empresa de comercialização de vinhos.
“Agora, estamos diante de um novo julgamento”, alerta, mostrando imagens de debate de televisão, em que o candidato Ricardo Nicolau, que concorreu no primeiro turno, acusa David Almeida – que está no segundo turno – de ter superfaturado exames de colposcopia e conização, no período curto de quatro meses que passou como governador interino. O programa encerra com o recado: “Tire suas próprias conclusões. Como eleitor, você pode e deve julgar”.