*Da Redação Dia a Dia Notícia
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou, nessa quarta-feira, 08, ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização, para que ele participe do programa de remição de pena pela leitura. Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe, Bolsonaro poderá reduzir a pena em até quatro dias por cada obra lida e avaliada, conforme as regras do sistema prisional. O pedido ainda aguarda análise do ministro.
Esses textos são submetidos a avaliação da unidade prisional e, depois, passam pela homologação do juiz para validar a remição da pena. No entanto, o programa permite a leitura de qualquer obra. As bibliotecas prisionais trabalham com listas específicas, compostas majoritariamente por literatura e ficção.
Entre os autores incluídos estão Jorge Amado, Machado de Assis, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, William Shakespeare, Gabriel García Márquez e George Orwell, por exemplo.
Bolsonaro foi condenado a 27 e 3 meses de prisão por tentativa de golpe.
