*Da Redação Dia a Dia Notícia
A médica Juliana Brasil Santos, investigada pela morte do menino Benício Xavier, de 5 anos, passou a ser representada por uma nova equipe jurídica. O advogado criminalista Sérgio Figueiredo, do Rio de Janeiro, confirmou nesta semana, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que integra a defesa. Juliana é investigada por ter prescrito adrenalina por via intravenosa durante o atendimento da criança, procedimento que está no centro do inquérito conduzido pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
A nova equipe de defesa informou por meio de vídeo nas redes sociais que a conduta médica adotada estaria de acordo com o quadro clínico apresentado no momento do atendimento. De acordo com o advogado Sérgio Figueiredo, possíveis falhas teriam ocorrido em etapas posteriores do atendimento, já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A defesa mencionou a hipótese de erros técnicos na execução da prescrição e nos procedimentos realizados durante a intubação, atribuídos à equipe responsável naquele momento. Os advogados também afirmaram não haver irregularidades nas acusações de falsidade ideológica e uso de documento falso, destacando que Juliana Brasil possui especialização em Medicina da Família, o que, segundo a defesa, a habilita para atuação em diferentes contextos clínicos. A médica permanece à disposição das autoridades e, conforme informado por seus representantes legais, manifestou solidariedade à família da criança.
Sobre o caso
Conforme apuração do caso, o menino chegou ao hospital com um quadro de tosse seca e febre, que seria diagnosticado como laringite. No entanto, ele acabou recebendo uma dose de 9 miligramas de adrelina direto na veia quando, na verdade, deveria ter recebido uma dose menor e apenas por inalação.
As imagens registram a passagem de Benício com a mãe no consultório médico, e logo na sequência, a ida até a enfermaria, onde a medicação foi ministrada de forma errada. Antes, contudo, a criança aparece estável no colo do pai, aguardando atendimento.
Leia mais:
Caso Benício: polícia apreende celular e documentos em residência de médica em Manaus
Ver essa foto no Instagram
