A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da Prefeitura de Manaus, informou, nesta terça-feira, dia 21, que, com o aumento na demanda do cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, em consequência da Covid-19, e devido aos consecutivos conflitos entre familiares e a imprensa, o acesso ao local está restrito às famílias que forem enterrar os seus entes queridos, na quantidade máxima de cinco pessoas, conforme o Decreto nº 4.801, de 11 de abril de 2020, publicado no Diário Oficial do Municipal (DOM).
A medida visa preservar a privacidade das famílias enlutadas e também considera o risco de propagação do novo coronavírus.
Máquina escavadeira
Um vídeo que circula pela internet mostra imagens de uma máquina escavadeira, cavando as trincheiras e depois a própria escavadeira jogando terra em uma vala com vários caixões. Outro vídeo mostra vários carros de funerária no cemitério do Tarumã.
A Semulsp informou ainda que foram instaladas duas câmaras frigoríficas no cemitério. A medida serve para atender o serviço SOS Funeral, que é o único serviço gratuito disponível para quem quer enterrar seus entes queridos sem custos.
As câmeras são utilizadas para o armazenamento dos caixões, enquanto os familiares aguardam o momento do enterro, sem a necessidade do veículo do SOS Funeral ficar aguardando a liberação, já podendo retornar à base para um novo chamado, dando maior agilidade ao serviço.