*Da Redação Dia a Dia On-line
O PSC, sigla comandada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e o MDB, partido do senador Eduardo Braga, elegeram o maior número de prefeitos no interior do Amazonas nas eleições 2020. Cada um fez 13 candidatos, um total de 21% das prefeituras. O resultado das eleições mostra a força dos caciques e já reflete no cenário do pleito de 2022.
Wilson Lima é candidato natural e não precisa se desincompatibilizar do governo para disputar a reeleição. Nas eleições deste ano, em Manaus, ele não participou da campanha, mas aproveitou o momento para se dedicar ao fortalecimento do partido no interior do Estado. Já o partido do senador Eduardo Braga anunciou apoio ao Amazonino, em Manaus, mas Braga não apareceu na campanha. Nos últimos dias nesse primeiro turno, Braga assumiu uma nova postura na campanha do prefeiturável, conforme informou O Globo.
O governador, de acordo com o levantamento feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elegeu prefeitos nos municípios de Alvarães, Anamã, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Novo Airão e Tapauá.
Já o MDB, de Braga, conseguiu eleger candidatos em Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Carauari, Itamarati, Juruá, Lábrea, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Tabatinga e Urucará.A maioria dos vitoriosos do MDB são candidatos à reeleição.
Demais partidos
O Republicanos, partido comandado pelo deputado federal Silas Câmara, conseguiu eleger oito prefeitos no interior (13,11%), entre eles, os gestores de Anori, Careiro, Manacapuru, Maraã, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã e Tonantins.
O PP, partido comandado pelos deputados Lins – Átila Lins e Belarmino, elegeu prefeitos em oito municípios (11,47%), entre eles em Boca do Acre, Borba, Coari, Codajás, Guajará, Itapiranga, Rio Preto da Eva e Santa Izabel do Rio Negro (o resultado ainda está sub judice).
Já o PSD, do senador Omar Aziz, elegeu seis prefeitos (9,83%), em Careiro da Várzea, Japurá, Manicoré, Nhamundá, Pauini e Uarini.
O DEM do deputado federal Pauderney Avelino e do vice prefeito de Manaus Marcos Rotta emplacou três municípios (4,92%), em Eirunepé, Iranduba e Parintins, este último o maior colégio eleitoral do interior do Estado.
O PL de Alfredo Nascimento elegeu prefeitos em Envira e Fonte Boa (3,27%).
O PSDB, do prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), elegeu prefeitos nos municípios de Ipixuna, Novo Aripuanã, e Silves (4,91%).
O PDT do ex-deputado federal Hissa Abrahão conseguiu eleger um prefeito em Jutaí (1,63).
O PT, comandado no Amazonas pelo deputado estadual Sinésio Campos e José Ricardo, elegeu dois prefeitos: um em São Gabriel da Cachoeira e, outro em Urucurituba (3,27%).
Já o Pros do ex-governador José Melo, elegeu o prefeito de Amaturá (1,63%).