*Da Redação Dia a Dia On-line
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, e representantes dos órgãos de segurança apresentaram um balanço da operação ‘Eleições 2020’ realizada em todo o Estado neste domingo, dia 15. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) foram registrados neste primeiro turno 87 crimes eleitorais no Amazonas sendo eles: Boca de urna; Compra de votos; Concentração de eleitores; Desobediência às ordens da Justiça Eleitoral; Desordem que prejudique trabalhos eleitorais; Falsidade ideológica; Impedimento ou embaraço ao exercício do voto e Transporte de eleitores.
Cinco candidatos foram presos, o secretário de segurança Coronel Louismar Bonates disse que as identidades deles ainda não serão divulgadas para não prejudicar as investigações.
A polícia Federal também apresentou o balanço das ações realizadas pelo órgão, 110 policiais federais atuaram no municípios de Manaus, Manacapuru, Tefé, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Iça.
Em Manaus a PF registrou três autos de prisão em flagrante por compra de voto, em Tabatinga foram apreendidas 962 cestas básicas, em Tefé um flagrante por compra de voto e outro por transporte de eleitores, em Coari a PF registrou flagrante de boca de urna, transporte de eleitores, compra de votos e fornecimento de alimento e em Itacoatiara apreensão de R$ 52 mil.
A justiça eleitoral, por solicitação da Polícia Federal, deve proibir o uso do celular nas cabine de votação, em caso de segundo turno.
“Vamos orientar os juízes, para que oriente aos mesário e todos que trabalham nas zonas eleitoras para que o celular não seja usado durante a votação e se evite a manipulação dos votos pelos malfeitores”, disse o presidente do TRE-AM.
O Corpo de Bombeiros registrou três incêndios na capital, dois em veículos e um na Escola Raimundo Nonato de Magalhães Cordeio, localizada no conjunto Amazonino mendes. Segundo o órgão, o incêndio foi controlado sem prejudicar o andamento da votação no local.