Apenas três multas por desmatamento – uma no Pará e duas no Maranhão – entre as 938 autuações aplicadas em 2020 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Amazônia Legal já foram quitadas até outubro deste ano, o que representa 0,3% do total de autuações.
As estatísticas foram obtidas pelo portal G1 nos dados abertos do Ibama – Arrecadação de Multas Ambientais de Bens Tutelados.
Levando em consideração, o dinheiro total ressarcido em 2020 por desmatamento (R$ 4,2 milhões), as multas dos crimes praticados neste ano somam pouco mais de R$ 12,5 mil.
O Brasil bate recordes de desmatamento e as críticas à gestão do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) aumentaram a partir do segundo trimestre deste ano, após a divulgação de conteúdo de um vídeo da reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, quando Salles sugeriu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa voltada à pandemia de Covid-19 para aprovar “reformas infralegais de desregulamentação e simplificação” na área do meio ambiente e “ir passando a boiada”.