Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Não quero viver de política e nem tentar outros cargos, quero ser prefeito de Manaus”, diz Romero Reis

*Lane Gusmão – Dia a Dia On-line 

Oficial de carreira do Exército, Romero Reis fala com orgulho da trajetória, estudou em escola pública e aos 15 anos passou no concurso para a academia militar das agulhas negras (AMAN), fez o curso de engenharia dentro das forças armadas e chegou ao posto de major. Mas o empresário e  candidato a prefeito de Manaus, Romero Reis (Novo), largou o emprego público para se dedicar ao empreendedorismo e depois de uma carreira consolidada no mercado da construção civil, se diz apto a disputar as eleições municipais. Ele se licenciou do cargo de presidente do Conselho de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico de Manaus, e pela primeira vez disputa as eleições municipais.

Com a visão empreendedora, ele quer investir os recursos públicos para tornar Manaus uma cidade informatizada e incentivar o empreendedorismo desde o ensino básico.

Ao portal Dia a Dia, Romero Reis disse que a indignação o levou a busca o cargo eletivo.

“Fico indignado ao ver esses políticos trabalhando em causa própria enquanto a administração pública precisa de muita ajuda. Me indigna saber que em Manaus morrem 14 crianças logo após o parto, enquanto a média nacional é de 7. Se prefeito, vou querer saber o motivo da morte de uma criança, e agir para evitar que isso aconteça”, disse o candidato.

Esta é a primeira eleição do empresário, Romero é filiado ao Novo, partido de direita criado em 2015 que tem como um dos princípios incentivar o empreendedorismo, em Manaus o partido lançou oito candidatos, sem a utilização de fundo partidário, os candidatos apostaram em ‘vaquinhas virtuais’. Romero se diz preparado, a escolha dele como candidato majoritário pelo partido se deu por processo seletivo.

Com uma fortuna avaliada em R$26,5 milhões, o empresário diz que não está mais em busca de estabilidade financeira, o que conseguiu com as empresa que administra, mas quer uma cidade melhor, trabalhar sem ônus ao município. Na semana passada o candidato assinou um termo alegando que vai doar todo o salário à instituições sociais. Entre as propostas do plano de governo, Romero quer investir e incentivar o empreendedorismo em Manaus.

“Precisamos investir na educação. Eu estudei a minha vida toda em escola pública, passei no concurso aos 15 anos para ingressar na escola das forças armadas, me tornei oficial e trabalhei muito, deixei a carreira militar, onde cheguei a major para me dedicar a minha empresa. É isso que precisamos ensinar para as nossas crianças, o empreendedorismo desde cedo para que cresçam sabendo no que e como investir. Tornar Manaus uma cidade com empreendedores”, Romero falou ainda sobre os bens que declarou no registro de candidatura, ele é um dos candidatos mais ricos do Brasil.

“Eu consegui uma estabilidade financeira com muito trabalho, estudei e trabalhei para chegar onde estou e é isso que eu quero incentivar os jovens, as crianças, que é possível alcançar a estabilidade, não em concurso público, mas empreender, gerar empregos”, disse o candidato.

Para o candidato do Novo é preciso investir na desburocratização com recursos tecnológicos, integrar os sistemas entre as secretarias e oferecer internet a quem não consegue pagar.

“Cada estudante que não tiver condições, que hoje é cerca de 20% da população, nós vamos dispor internet, oferecer ao estudante uma cota de internet para que ele possa fazer pesquisas, oferecer serviços informatizados nas estações de ônibus onde o cidadão possa realizar uma consulta”.

Romero também criticou alguns adversários políticos que, segundo ele, acumulam décadas de gestão pública e querem disputar as eleições novamente. Ele disse que se eleito não pretende buscar a reeleição ou outro cargo eletivo, que a missão é governar Manaus em apenas um mandato e com propostas possíveis.

“Não quero viver de política e nem tentar outros cargos como deputado, governador… nada disso, quero ser prefeito de Manaus, sem buscar reeleição. Oferecer propostas possíveis como vagas em creches particulares para os pais que precisam trabalhar, custeado pela Prefeitura, reduzir o número de servidores comissionados e escolher os funcionários por avaliação curricular e trabalho, acabar com essa história de cargo para quem não trabalha”.


Chapa Puro-Sangue

O candidato a vice-prefeito na chapa é o jovem Eduardo Costa, 35, empresário, contador e professor. Com mestrado na área contábil, chegou a participar das eleições em 2018. Durante o anúncio do candidato a vice, Romero usou a expressão “água e óleo não se misturam” referindo-se a decisão do partido em lançar uma chapa puro-sangue, ele disse que não conseguiu identificar nas demais legendas pessoas que comunguem dos mesmos princípios e valores.

Enxugar a máquina

Romero Reis disse que pretende reduzir o número de secretarias e cargos comissionados. As pastas devem ser reduzidos para 12, e número de comissionados diminuir em até 98%.

“Tem secretaria com uma folha de 5 milhões, pra que 1.000 servidores? Se reduzirmos esse número pra 20 dando estrutura de trabalho, reduzimos os gatos e o recurso pode ser usado em outro lugar como na saúde e na educação, e colocamos pessoas que vão trabalhar. Pretendo preencher os cargos com análise de currículo, pessoas que vão trabalhar e estarão lá por merecimento, e não por promessas”, concluiu Romero.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.