Os cinco presos na segunda fase da Operação Sangria foram liberados do sistema prisional neste domingo (8). O prazo das prisões temporárias deles encerrou no sábado (17) após ser prorrogado pela Justiça.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que todos saíram à meia-noite, conforme decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão.
A segunda fase da Operação Sangria é o desdobramento da primeira fase, ocorrida em 30 de junho, que apontou desvios na compra de respiradores, adquiridos durante a pandemia de Covid-19.
Na lista estão o ex-secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias, a ex-secretária-executiva da pasta, Dayana Mejia, o engenheiro clínico Ronald Gonçalo Caldas Santos, o marido da ex-secretária de Comunicação, Luiz Carlos de Avelino Júnior, e Gutemberg Leão Alencar.
Operação Sangria
O grupo é suspeito de desviar milhões dos cofres públicos da área da saúde em uma transação que envolveu a compra de respiradores superfaturados durante pandemia do coronavírus.