Nesta quarta rodada de pesquisas da Perspectiva, divulgada neste domingo, dia 18, para prefeito de Manaus, a maioria dos eleitores (27,3%) disseram que utilizam, pelo menos neste momento, os aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Telegram, para se informarem sobre a campanha eleitoral.
A televisão ficou com a segunda colocação, com 22,8%, enquanto as mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, foram a terceira opção mais mencionada, com 13,3%. Em seguida, vêm os jornais impressos (6,6%), e os sites, portais e blogs (6,1%). Outro dado interessante é que 14,1% disseram não acompanhar a corrida eleitoral.
Essa falta de interesse do manauara com o universo político é demonstrada mais fortemente na outra pergunta, quando 63,7% disseram não ter nenhuma participação na vida política do município, ao mesmo tempo em que a atividade mais citada é somente compartilhar notícias sobre a cidade pelas mídias sociais, com 13,5%.
Este comportamento é a combinação de descaso com o exercício da cidadania e com o voto consciente. E mesmo com todos os problemas do cotidiano, a maior parte dos eleitores (17,3%) citou o amor como o sentimento mais forte que eles possuem em relação à cidade. O mais negativo foi a decepção, com 8,8% das menções.
Pesquisa
A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-05472/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, nos dias 12 e 13 de outubro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.