O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e a Associação dos Professores e Pedagogos (Asprom) realizaram atos em Manaus para homenagear os professores e as vítimas da Covid-19 no Amazonas nesta quinta-feira, dia 15, no Centro da cidade e na Ponta Negra. O Sinteam convocou a categoria para realizar um ato simbólico na praça da Matriz com panfletos e falas em carro som para prestar homenagem às vítimas da Covid-19, apresentar as ações feitas pelo sindicato durante a pandemia e suas reivindicações.
“Nossa intenção é lembrar, com muita saudade, dessas pessoas e não deixá-las no esquecimento, como se fossem apenas um número na estatística dos governos”, afirma a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
O Sindicato continuou suas atividades de homenagem no período da tarde com a apresentação on-line da peça teatral "Paulo Freire - O andarilho da Utopia", que rememora a história e vida de Paulo Freire, educador brasileiro.
Já a Asprom realizou sua homenagem na Ponta Negra. Com 50 cruzes, os professores lembraram as vítimas da Covid-19 e afirmam que não há o que se comemorar na data.
"Hoje estávamos fazendo uma homenagem a esses guerreiros da educação que tombaram por essa doença maldita. Estamos com a convicção que o dia do professor não é um dia de festa, é um dia de luta, e em tempos de pandemia é um dia de luto", contou o diretor de comunicação, Lambert Melo.
Feitos de pedaços de madeira, o grupo de professores, pregou cruzes, além de flores, em um gramado do calçadão junto a fotos de professores que foram vítimas da doença. Músicas também foram cantadas pela categoria em homenagem aos colegas.
A Associação afirmou que a greve que foi determinada em assembleia continua e que na próxima sexta-feira, 16, será realizado um dia de paralisação onde será feito um balanço da ação.
Profissionais contaminados
Na última quarta-feira, 14, o Governo do Estado divulgou um balanço que mostra que um total de 3.649 profissionais da educação foram contaminados pela Covid-19. Um aumento de 84,6% com relação ao mês de setembro no número de casos entre os profissionais da área. O número de casos com vírus ativo é de 612, 3.037 já estavam fora do período de transmissão e 7.428 testaram negativo.