*Da Redação Dia a Dia Notícia
A última superlua de 2025 poderá ser vista, nesta quinta-feira (4), e deve proporcionar um dos fenômenos mais brilhantes do ano no céu. O evento acontece quando a Lua Cheia coincide com o perigeu, ponto de maior aproximação com a Terra, fazendo com que o satélite pareça até 10% maior e mais luminoso, por estar cerca de 27,3 mil quilômetros mais próximo do planeta.
A terceira superlua de 2025, chamada de “Lua Fria”, poderá ser vista sem instrumentos especiais, embora a qualidade da observação dependa diretamente das condições do tempo.
O nascer da Lua está previsto para 19h09min. Já o auge do fenômeno, quando a Lua estará mais próxima do perigeu, acontece entre 19h20 e 19h40, no horário de Brasília.
“A Lua estará cheia e, ao mesmo tempo, mais próxima da Terra em sua órbita (superlua), encerrando o ciclo de superluas de 2025”, diz Carlos Fernando Jung, coordenador do Observatório Heller & Jung, em Taquara.
O professor Jung recomenda concentrar a observação nas primeiras horas após o nascer da Lua, quando o satélite continua sobre o horizonte leste. Além de ser o momento mais fotogênico, é também quando a comparação com elementos da paisagem torna o efeito de “Lua gigante” mais evidente.
Para acompanhar o fenômeno, basta:
- escolher um local com boa visibilidade do horizonte leste
- evitar áreas com excesso de iluminação artificial
- observar logo após o pôr do sol
- checar a previsão do tempo, já que nebulosidade pode prejudicar o espetáculo
