*Da Redação Dia a Dia Notícia
Depois de 12 mil anos de inatividade, o vulcão Hayli Gubbi, localizado no nordeste da Etiópia, entrou em erupção, nesse último domingo (23). Segundo o Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution, esta é a primeira atividade registrada desde o fim da Era do Gelo, tornando o episódio um evento raro e de grande interesse científico. O vulcão, situado na região de Afar, é conhecido por estar em uma das áreas geológicas mais instáveis do planeta, no encontro de duas placas tectônicas.
A erupção lançou colunas de fumaça que chegaram a 14 quilômetros de altura, de acordo com o Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC). As nuvens de cinzas se deslocaram rapidamente e alcançaram países como Iêmen, Omã, Índia e Paquistão. Imagens de satélite divulgadas pela Nasa mostram a intensa atividade vulcânica e a extensa camada de fumaça se espalhando pela região.
O vulcanólogo Simon Carn, da Universidade de Michigan, confirmou que não há registros de erupções do Hayli Gubbi durante o Holoceno, período que começou há cerca de 12 mil anos. Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma grande coluna de fumaça branca ascendendo ao céu, indicando a força da erupção e chamando a atenção de especialistas ao redor do mundo.
Até a última atualização, não havia informações sobre feridos ou danos materiais. O vulcão está localizado em uma área remota e pouco povoada, o que reduz riscos imediatos à população. Autoridades locais seguem monitorando a região e avaliando possíveis impactos ambientais ocasionados pelo fenômeno.
Ver essa foto no Instagram
