Manaus, segunda-feira 26 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Mulheres que acendem histórias: 7 anos de literatura viva na AJEB Amazonas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Amazonas (AJEB-AM), completa sete anos de atividades, destacando-se como uma das mais importantes entidades dedicadas ao fortalecimento da literatura e da escrita produzida por mulheres na região. Fundada em 22 de novembro de 2018, a AJEB-AM nasceu do desejo de reunir profissionais da comunicação e da escrita em torno da promoção da cultura amazônica. Atualmente, a AJEB-AM é presidida por Sílvia Grijó e tem Arthemisa Gadelha e Marilândia Gama como vice-presidentes.

Desde então, a associação ampliou sua presença, consolidou projetos e reúne atualmente oitenta e sete ajebianas que atuam em diferentes frentes para divulgar e fortalecer a produção intelectual feminina do Amazonas.

Trajetória e lideranças

Atualmente, a entidade é presidida por Sílvia Grijó, eleita para o biênio 2024 a 2026, e acompanhada de Arthemisa Gadelha e Marilândia Gama como vice-presidentes. Ocupam a direção ainda: a 1ª Secretária, Eulália Bichara Rodrigues; a 2ª Secretária, Raimunda Schaeken; as Diretoras Financeiras, Gicely Caxias e Maria do Socorro Leite; as Diretoras de Projetos, Kátia Maria Colares e Maria de Fátima Lira; a Diretora de Comunicação, Erica Lima; a Diretora da Juventude, Letícia Barbosa; a Diretora de Ação Social, Amanda Vieitas; a Diretora de Inclusão, Nancy Segadilha; a Diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Débora Holanda; a Diretora de Cerimonial, Juciana Vasconcelos dos Santos; a Diretora de Eventos e Cultura, Rebeca Beatriz; e a Diretora de Mídias, Arthemisa Gadelha. O conselho fiscal é composto por Cecília Rodrigues de Souza, Neilany Feitosa Amazonas e Núbia Litaiff Schwamborn.

A primeira gestão, de 2018 a 2022, foi presidida por Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro, que conduziu a fase de estruturação e expansão inicial da entidade. Entre 2022 e 2024, a presidência ficou sob a coordenação de Maria Auxiliadora Paula de Paiva, que reforçou a atuação institucional e ampliou a participação da AJEB-AM em eventos culturais regionais.

A escritora amazonense Violeta Branca Menescal de Vasconcelos é a patrona da AJEB-AM.

Projetos que valorizam mulheres e celebram a produção literária

Entre as iniciativas mais reconhecidas da AJEB-AM estão os projetos “Mulheres que Fazem a Diferença”, “Você Vale Ouro”, “Amigos da AJEB-AM” e a produção de antologias literárias que reúnem textos de escritoras da região. As ações envolvem homenagens, atividades educativas, encontros literários, palestras, incentivo à escrita e valorização de trajetórias femininas.

“É um motivo de muita honra fazer parte desse grupo tão importante, ao lado de mulheres tão potentes. Que, neste universo, possamos abrir novas portas e possibilidades a tantas amazônicas que têm muito a contribuir”, comentou Carolina França, uma das membras da associação.

Os projetos ampliaram a visibilidade de autoras amazonenses e fortaleceram a participação das associadas no cenário cultural do estado. As antologias também contribuíram para registrar parte da produção contemporânea feminina da literatura do Amazonas, reunindo poesia, crônicas, artigos e narrativas de diferentes estilos.

Entre as publicações mais recentes, destaca-se a coletânea “Cartas para Você”, lançada em outubro deste ano, reunindo textos emocionais, confessionais e literários produzidos por ajebianas de diferentes gerações, reforçando a força da escrita feminina amazônida e a continuidade do compromisso da AJEB-AM com a produção literária regional.

“Celebrar os 7 anos da AJEB Amazonas é reconhecer uma caminhada que transformou minha trajetória como mulher amazônida. A AJEB me deu voz, pertencimento e rede. Fortaleceu meu trabalho na comunicação, ampliou minha visão sobre o poder da escrita feminina e me fez compreender, com ainda mais profundidade, o valor de narrar nossas histórias. Aqui, encontrei inspiração, apoio e a certeza de que mulheres que escrevem movem o Amazonas”, destacou a Diretora de Comunicação da AJEB-AM, Erica Lima.

“A AJEB-AM nos acolhe, inspira e impulsiona, da mesma forma que reconhece e valida a força de outras mulheres amazônidas. Juntas, nós, ajebianas, escrevemos, aprendemos, ampliamos horizontes, criamos redes de apoio, valorizamos nossas narrativas e, sobretudo, reafirmamos nossa presença na literatura amazonense e brasileira”, destacou a jornalista e membra Tânia Maria Luz.

A importância da escrita e da literatura amazônica

Ao longo desses sete anos, a AJEB-AM se consolidou como um espaço fundamental de promoção da cultura literária local. A escrita produzida por mulheres amazônidas ganhou mais alcance e reconhecimento por meio da associação, que atua para preservar memórias, estimular novas autoras e reforçar o papel da literatura na identidade regional.

A entidade também se destaca por integrar gerações, aproximando jornalistas, escritoras, jovens autoras e mulheres que encontram na escrita um instrumento de expressão e transformação social.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.