Manaus, terça-feira 16 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Lula envia nesta segunda-feira (17) ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O governo federal dará, nesta segunda-feira (17), um passo decisivo para a reorganização das políticas culturais do país ao enviar ao Congresso Nacional a nova versão do Plano Nacional de Cultura (PNC), que deverá nortear as ações do setor na próxima década. A medida será apresentada durante cerimônia no Palácio do Planalto, onde também será assinado o decreto que institui a Comissão Intergestores Tripartite da Cultura

De acordo com o governo, o novo PNC consolida a ideia de que a cultura deve ser tratada como política de Estado, essencial para a democracia, para a soberania nacional e para um modelo de desenvolvimento mais igualitário. Já a Comissão Intergestores Tripartite atuará como espaço permanente de diálogo e coordenação entre União, estados e municípios, fortalecendo a governança e a execução conjunta das políticas culturais.

O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de gestores, agentes territoriais e representantes dos comitês de cultura de todas as regiões do país, participantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), símbolo da participação popular na formulação das políticas públicas.

Como o novo PNC foi construído

O texto enviado ao Congresso incorpora as diretrizes e propostas aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em Brasília em março de 2024. O encontro reuniu cerca de 1,2 mil delegados e definiu 30 propostas que serviram de base para a atualização do plano.

As contribuições da sociedade civil foram organizadas em seis eixos principais:

  • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

  • Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

  • Identidade, Patrimônio e Memória;

  • Diversidade Cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade;

  • Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

  • Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A conferência marcou o fim de um hiato de mais de uma década, a última edição havia sido realizada em 2013. O primeiro PNC, instituído pela Lei nº 12.343/2010, teve vigência prevista até 2020, mas foi prorrogado duas vezes, mantendo-se ativo até dezembro de 2024.

Com o novo plano, o governo pretende atualizar metas, consolidar políticas interrompidas e ampliar a participação social, alinhando a cultura às demandas contemporâneas do país para os próximos dez anos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.