*Alice Almeida – Dia a Dia On-line
A população de Manaus, a sétima maior do Brasil, é composta, majoritariamente, por mulheres – 51,21%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) em 2019. Elas também são a maioria do eleitorado na capital – um volume 10,9% maior do que o eleitorado masculino, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. Números como esses demonstram a relevância de propostas específicas para a população feminina, por parte dos candidatos para a Prefeitura de Manaus.
A reportagem do Dia a Dia On-line analisou os planos de governo apresentados pelos onze pré-candidatos para prefeito da capital e reuniu todas as propostas de ações, que sejam voltadas para as mulheres. Os planos estão disponíveis para consulta na plataforma Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Alfredo Nascimento
Na saúde, o pré-candidato Alfredo Nascimento (PL), que tem como vice a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), propõe a massificação da prevenção a doenças, por meio de campanhas de vacinação e assistência à mulher, à criança e ao idoso.
A chapa também pretende criar o Programa Mãe Social, de creche domiciliar para atendimento de crianças e liberação de mães para o trabalho. O documento destaca que as ações apresentadas, embora recebam o nome de plano de governo, são apenas um resumo do que a coligação “Trabalho Bom Merece Continuar” planeja para a gestão.
Amazonino Mendes
O plano apresentado por Amazonino Mendes (Podemos) traz as propostas de reativação da Carreta da Mulher e de ampliação do Programa Leite do Meu Filho, criado em uma de suas gestões passadas com novo levantamento para a demanda pelo benefício.
O pré-candidato também pretende, caso seja eleito, criar o Programa Bolsa Infantil e ampliar a “oferta de atendimento em creche para as famílias em vulnerabilidade social”.
David Almeida
No âmbito da saúde, David Almeida (Avante) propõe a criação de uma clínica de atendimento à mulher e ampliar o Programa Saúde da Mulher com a oferta de consultas de ginecologia, mastologia, pré-natal de risco, ultrassonografia, mamografia, entre outras.
David também apresenta a proposta de reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a implantação de políticas afirmativas com foco na prevenção e combate à violência contra a mulher. Além disso, ele cita um “serviço de acolhimento para adultos em situação de rua (mulheres e família)”.
Ricardo Nicolau
O diretor do grupo Samel Ricardo Nicolau (PSD) promete “cuidar da saúde da mulher manauara, combatendo o câncer de colo de útero e mama, a partir do diagnóstico precoce e do tratamento ideal e imediato”. Entre as ações ele cita a construção de uma nova Maternidade Municipal, além de ampliar a capacidade da Moura Tapajós para 150 leitos e o Projeto Saúde da Mulher, que não é detalhado.
O pré-candidato ressalta, no plano de governo, o crescimento da violência contra a mulher e propõe criar um canal seguro de comunicação exclusivo para o combate dessa criminalidade, com o intuito de prevenir novos casos de feminicídio. Além disso, fala sobre a criação de uma Rede de Proteção à Mulher e uma Rede Mulheres Seguras e construção de creches.
Zé Ricardo
Com um plano em “fase de conclusão”, o pré-candidato Zé Ricardo (PT) e sua vice Marklize Siqueira (Psol) não apresentaram ainda propostas de ações que pretendem realizar caso sejam eleitos. O documento enviado pela chapa, no entanto, prevê que eles buscarão atender as demandas dos 11 Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que inclui a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.
Entre os eixos de atuação, o plano cita a atenção para mulheres na saúde, educação, desenvolvimento e inclusão social, ao lado de grupos como povos indígenas, negros e negras, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, entre outros.
Chico Preto
Chico Preto (DC) diz que pretende viabilizar projetos com o Ministério da Educação e com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, atualmente comandado pela ministra Damares Alves.
Um deles é o apoio para mulheres vítimas de violência doméstica, por meio de unidade da Casa da Mulher Brasileira. Outro é a expansão da oferta de creches municipais, com ampliação do horário para as 19 horas.
O pré-candidato também propõe a criação de aplicativos “disfarçados” ou botões em aplicativos já existentes, para quem necessita denunciar abuso contra mulheres ou crianças
Romero Reis
O engenheiro Romero Reis (Novo) propõe a criação de políticas de saúde para mulheres com foco na prevenção, a implementação de atendimentos psicológicos para vítimas de violência, em UBSs.
Além disso, o pré-candidato promete fomentar a criação de empregos por meio de uma cooperativa de mulheres que vão fornecer uniformes para servidores da prefeitura.
Romero também prevê o atendimento de 100% das crianças de 0 a 3 anos em creches, com o apoio de recursos federais e de parcerias público-privadas.
Capitão Alberto Neto
O deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos) cita a carência de atenção para as mulheres vítimas de violência e diz que o seu objetivo é “reestruturar a rede de assistência social, com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades sociais, bem como as violações de direitos na cidade de Manaus”.
Coronel Menezes
Ex-superintendente da Suframa, o coronel Menezes (Patriotas) propõe ampliar o Programa Saúde da Mulher, prometendo mais serviços e exames médicos para a prevenção e o tratamento das doenças da mulher, além da implantação de nove creches.
Marcelo Amil
O pré-candidato Marcelo Amil (PCdoB), que tem como vice de sua chapa Dora Brasil, do mesmo partido, não cita propostas específicas para mulheres, a não ser apenas a construção de 12 creches municipais, que atenderiam mães e pais trabalhadores no Centro de Manaus.
Gilberto Vasconcelos
O plano de governo de Gilberto Vasconcelos (PSTU) e da pré-candidata a vice Maria Auxiliadora (PSTU) destaca as mulheres entre os grupos sociais mais “oprimidos e explorados”, assim como negros, indígenas e LGBTs.
Assim, propõe o combate ao machismo e a todas as formas de violência contra as mulheres, por meio da “aplicação e ampliação da Lei Maria da Penha”, além da construção de mais abrigos públicos e assistência psicológica para mulheres vítimas de violência.
Gilberto Vasconcelos também é defensor de um ensino público universal, incluindo a construção de creches para atender em 100% a demanda das crianças de Manaus.