*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A advogada, Elaine Benayon, que possui uma carreira efetiva e sólida no Amazonas ao longo de 25 anos de atuação, foi a primeira candidata a se inscrever, na sede da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB-AM), nessa segunda-feira (13), para concorrer ao cargo de Desembargadora na vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
Por regra do edital do Quinto Constitucional publicado dia 02 de outubro os primeiros inscritos possuem o direito de escolher seu número de candidatura e portanto, a advogada escolheu o número 10 para concorrer no processo seletivo de escolha da lista sêxtupla reservada a classe da advocacia, a ser encaminhada ao TJAM em decorrencia da aposentadoria do Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira.
Em 2023, Dra. Elaine Benayon ficou nacionalmente conhecida por defender a vaga para uma mulher da Amazônia na história do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e portanto, concorreu a vaga ao Quinto Constitucional do STJ com ampla destaque em sua defesa oral, sendo a única mulher naquele pleito a representar os estados do Norte do país na disputa pela vaga no STJ. Elaine também é nacinalmente conhecida por ser uma advogada atuante na área cível com ênfase no Direito de Família e das Sucessões. É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ/AM.
De acordo com a agora oficialmente candidata (número 10), sua história em uma advocacia efetiva construida ao longo de 25 anos a credencia para concorrer a vaga. “Preencho todas as exigências do edital e hoje protocolo aqui minha inscrição que me permite oficialmente iniciar minha campanha. Quero contribuir com o Tribunal de Justiça do Amazonas com minha competência em tudo que me proponho a fazer, como uma pessoa que zela pelo direito, pela ética, técnica e diligência. Quero atuar na nossa Corte amazonense primando pelo cumprimento da Lei de forma justa e igualitária, entre crianças, jovens, adolescentes, homens e anciãos, mas com olhar apurado na garantia dos direitos das mulheres”, destacou Elaine.
SOBRE A CANDIDATA
Dra. Elaine Benayon é amazonense, nascida em Manaus, em 1976, casada, mãe de 3 filhas, Mestra em Direito pela Universidade La Salle – UNILASALLE de Canoas (2022), Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2002) e Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA (1999). Elaine Benayon é uma atuante advogada que prestou o juramento na OAB/AM no dia 07/06/2000 e desde então abraçou a advocacia como sua profissão de vida, vivendo os desafios da advocacia privada no estado do Amazonas.
É professora universitária, que já trabalhou por 18 anos junto ao Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, contribuindo para a formação jurídica de milhares de alunos e, atualmente, é professora de Direito de Família e Direito das Sucessões na Faculdade LaSalle.
Foi docente da pós-graduação em Direito de Família e das Sucessões da Escola Superior da Advocacia – ESA no Amazonas. É mediadora formada pelo INSTITUT UNIVERSITAIRE KURT BOSCH na Argentina e autora do livro “Legitimação da Homoparentalidade e Adoção: análise do juizado da infância e da juventude cível de Manaus/AM”.
Outros candidatos:
Dez advogados aparecem entre os principais cotados para a disputa, de acordo com especialistas da advocacia amazonense, mesmo com outros nomes ainda sendo ventilados. No grupo feminino, estão Adriane Magalhães, Elaine Benayon, Giselle Falcone, Grace Benayon e Laura Lucas. Já entre os homens, os destaques são Marco Aurélio Choy, Flávio Antony, Jorge Pinho, João Tolentino e Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho.
