*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O tenente da Polícia Militar Joselito Pessoa Anselmo foi condenado a indenizar o major Lurdenilson Lima de Paula, que ficou tetraplégico após um ataque a tiros em 2019. A decisão da Justiça do Amazonas obriga o tenente a pagar R$ 60 mil por danos morais, além de uma pensão vitalícia e o ressarcimento de todas as despesas médicas do major.
A juíza responsável pelo caso, Lídia de Abreu Carvalho, da 4ª Vara Cível de Manaus, determinou que o Estado não é responsável pelos danos, já que o crime foi cometido fora do horário de trabalho. A magistrada considerou a responsabilidade pessoal do tenente, rejeitando a alegação da defesa de que ele não deveria responder pela ação.
Entenda o caso:
Na madrugada de 5 de janeiro de 2019, Joselito estava em um carro descaracterizado da PM com outros três policiais e um civil, voltando de uma festa, quando uma discussão levou a uma tragédia. O tenente abriu fogo dentro do veículo, matando o sargento Edzandro Santos Louzada e o cabo Grasiano Monteiro Negreiros. O major Lurdenilson e o civil Robson Almeida Rodrigues foram baleados e sobreviveram.
Em 2022, Joselito já havia sido condenado a 63 anos de prisão pelos assassinatos e pelas tentativas de homicídio.
