*Da Redação Dia a Dia Notícia
A abertura do “Sou Manaus Passo a Paço 2025”, nessa sexta-feira (5), foi marcada por confrontos entre fiscais da Prefeitura de Manaus e vendedores ambulantes. Imagens registradas por testemunhas mostram profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) derrubando barracas de churrasco e agredindo trabalhadores informais, incluindo uma mulher.
A falta de diálogo entre o poder público e os trabalhadores já havia sido alvo de denúncias em agosto, quando ambulantes recorreram à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para cobrar explicações do prefeito David Almeida (Avante) sobre a retirada de vendedores do Centro da cidade. Na ocasião, a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) criticou a prefeitura pela ausência de planejamento e comunicação com a categoria, classificando a abordagem como “agressiva e com uso desproporcional de força”.
Apesar das críticas, o prefeito defende as ações como parte de um “mutirão” para melhorar o Centro de Manaus. No entanto, os episódios de violência registrados durante o Sou Manaus Passo a Paço 2025 contradizem a promessa de intervenção ordenada e pacífica, reforçando a percepção de que a gestão municipal trata os trabalhadores informais como inimigos, sem oferecer alternativas dignas.
Ver essa foto no Instagram
