*Da Redação Dia a Dia Notícia
Josetito Dutra Lindoso, o Tito Lindoso, ex-secretário de Cultura do Amazonas e ex-diretor do Teatro Amazonas, faleceu, na manhã desta terça-feira (19), em Manaus, aos 70 anos. Ele enfrentava um câncer na medula óssea que se agravou nos últimos anos. Segundo nota divulgada pela família, Tito morreu por volta das 11h30, em sua residência.
Ele completaria 71 anos no próximo dia 25 de fevereiro.
Legado
Nascido em 1955, Tito Lindoso era filho da deputada Socorro Dutra Lindoso e de Coriolano Lindoso, que foi deputado estadual, prefeito de Barreirinha, vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Seguindo os passos da família na vida pública, Tito teve um papel relevante na preservação da memória institucional do TCE-AM, onde idealizou e coordenou o Projeto Memória, no Departamento de Pesquisa e Memória. Ele também foi responsável pela criação e ampliação do Museu do Tribunal, atuando como curador da iniciativa.
O velório de Tito Lindoso terá início às 18h desta terça-feira (19), no salão nobre da funerária Almir Neves, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 1523, Centro.
A cerimônia será aberta ao público e permanecerá no local até às 10h da manhã de quarta-feira, 20. O sepultamento está marcado para as 11h, no Cemitério São João Batista, na avenida Boulevard Álvaro Maia.
Nota de pesar da Secretaria de Cultura
Em nota oficial, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lamentou profundamente a morte de Tito Lindoso, destacando sua dedicação à cultura amazonense e sua atuação como diretor do Teatro Amazonas.
“Tito, como era carinhosamente conhecido, iniciou sua trajetória como coordenador administrativo e chegou ao cargo de diretor do Teatro Amazonas, função que desempenhou com excelência e sempre com a visão de ampliar o acesso da população à casa. Nesse espírito, idealizou projetos importantes como a Mostra de Teatro Infantil, Nosso Teatro, Nossa Gente e foi também o responsável pela criação do Arquivo Memória do Teatro. Sua partida representa uma grande perda para a cultura amazonense”, diz o comunicado.
