Search
booked.net
Search
Close this search box.

Delphina Aziz ganha 75 novos leitos de UTI, afirma secretária de Saúde

Segundo Simone Papaiz, a meta é chegar a 200 de UTI e 250 leitos clínicos, chegando à capacidade máxima de 350 leitos na unidade.
Foto: Reprodução

Na transmissão ao vivo do Governo do Amazonas desta segunda-feira (13), a secretária de Saúde, Simone Papaiz, disse que o número de leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz subiu para 75. Segundo ela, a meta é chegar a 200 de UTI e 250 leitos clínicos, chegando à capacidade máxima de 350 leitos na unidade.

A secretária ressaltou, ainda, que o Estado finalizou a minuta de contrato da locação do prédio do Hospital Nilton Lins, ao mesmo tempo em que está sendo feita a contratação dos serviços-meio, como lavanderia, serviços de nutrição, gás medicinal, segurança, entre outros.

“Isso é um avanço para que a gente tenha uma data mais próxima possível para o início das atividades. A grande dificuldade hoje é a contratação de serviços humanos na sua totalidade. Esses leitos vão precisar de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social. A ideia é de contratação de cerca de 900 pessoas, para que a gente possa iniciar a implantação de 10 leitos de UTI e 100 leitos de internação, para ser referência para Covid”, informou Simone Papaiz.

Intervenção federal

A secretária de Saúde esclareceu, ainda, que o Amazonas não está sofrendo intervenção federal por conta da pandemia de coronavírus. “O governador sempre teve uma proximidade muito grande com governo federal, com o ministro da Saúde, a intensificação dessa ação, desse apoio, vem surgindo de acordo com os dados epidemiológicos. Da mesma forma como o estado apoia os municípios, o ministério vem apoiando o estado do Amazonas”, observou Simone Papaiz.

“Hoje nós recebemos a equipe do Sírio Libanês, eles chegaram no Amazonas cerca de 13h30 e vamos ter uma reunião na Susam, com toda a equipe técnica. Foi confirmada, também, pelo Ministério da Saúde, a vinda de 10 médicos intensivistas, que devem chegar entre hoje e amanhã, e a gente vai redirecioná-los depois da quarentena, para que eles possam fazer assistência nas unidades de referência”, concluiu a secretária de Saúde do Amazonas.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.