O PSTU lançou, no último sábado, 12, a pré-candidatura do professor Gilberto Vasconcelos para a Prefeitura de Manaus, tendo como vice a militante do Movimento Luta Popular, Maria Auxiliadora, do mesmo partido, na famosa “chapa puro sangue”.
Pela primeira vez encabeçando uma chapa majoritária, Vasconcelos disse que a ideia da sua campanha é focar na classe trabalhadora.
Na convenção, o PSTU lançou o manifesto para as eleições “Por uma Alternativa Revolucionária, Socialista e Antirracista para Manaus”. O manifesto apresentado destaca: “Queremos inaugurar uma verdadeira democracia, chamando a nossa classe e todos os setores explorados e oprimidos a governarem a cidade por meio dos Conselhos Populares”, afirma o documento.
O partido decidiu não firmar coligação com outros partidos. A convenção municipal do PSTU foi encerrada com um minuto de silêncio em memória e homenagem às vítimas da Covid-19.
O partido lançou apenas um candidato a vereador, o professor universitário Tarcísio Leão.
Gilberto Vasconcelos da Silva é professor da rede municipal e tem 53 anos. Foi candidato a vice-governador em 2014, quando Hebert Viana disputou uma vaga para o governo. Também disputou uma vaga para vereador, em 2016.
Atualmente, preside o diretório estadual do partido. Gilberto também é membro da Central Sindical e Popular – Conlutas do Amazonas.