*Da Redação Dia a Dia Notícia
O mesa-tenista Hugo Calderano teve a entrada nos Estados Unidos negada por ter visitado Cuba em 2023, onde disputou o Campeonato Pan-Americano e as classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris. Ele tentou entrar no país usando o passaporte português pelo programa de isenção de visto o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (Esta), mas foi barrado ainda antes do embarque.
A lei americana impede o uso desse benefício para quem visitou países incluídos em uma lista restrita após 2021, como Irã, Iraque, Coreia do Norte e, mais recentemente, Cuba. A regra foi criada em 2015, mas Cuba só entrou na lista em 2023, durante o governo Biden. Apesar disso, nas vezes anteriores, o atleta conseguiu entrar no país.
Calderano ainda tentou conseguir um visto emergencial para competir em Los Angeles, mas não obteve sucesso a tempo. Em nota, o brasileiro lamentou a exclusão:
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse o atleta, em nota publicada no seu site.
