*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O rio Negro atingiu a marca de 29,02 metros nesta segunda-feira (30), ultrapassando a cota de inundação severa, conforme medições do Porto de Manaus e dados da Defesa Civil. Apesar da elevação, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que o rio não alcançará o nível histórico de 30,02 metros, registrado em 2021, de acordo com o 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025, divulgado há um mês.
O monitoramento do Rio Negro utiliza como referência as cotas históricas, com os seguintes níveis:
- Cota máxima registrada (2021): 30,02m
- Inundação severa: 29,00m
- Inundação: 27,50m
- Alerta: 27,00m
Este cenário de cheia contrasta drasticamente com a seca histórica de 2024, quando o rio registrou seu menor nível: 12,11 metros. A seca afetou severamente comunidades ribeirinhas, isolando áreas e impactando milhares de pessoas. Agora, a cheia traz um novo conjunto de preocupações.
No bairro Educandos, zona Sul de Manaus, moradores já reivindicam a construção de pontes de madeira para garantir o acesso às suas casas, especialmente nas áreas mais atingidas pelos alagamentos. A aposentada Francisca de Alencar exemplifica a situação, relatando que a parte inferior de sua residência já foi completamente invadida pela água contaminada do igarapé.