Search

booked.net

Rio Negro supera 29 metros e entra em cota de inundação severa, mas previsão descarta nova cheia histórica

Manaus/AM, 19/05/2015 NIVEL MAXIMO DO RIO NEGRO. Indicador do porto de Manaus com os níveis máximos atingidos pelo Rio Negro. Junto com a subida das águas aparecem os detritos jogados pela população. Foto Reinaldo Okita/Diário do Amazonas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O rio Negro atingiu a marca de 29,02 metros nesta segunda-feira (30), ultrapassando a cota de inundação severa, conforme medições do Porto de Manaus e dados da Defesa Civil. Apesar da elevação, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que o rio não alcançará o nível histórico de 30,02 metros, registrado em 2021, de acordo com o 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025, divulgado há um mês.

O monitoramento do Rio Negro utiliza como referência as cotas históricas, com os seguintes níveis:

  • Cota máxima registrada (2021): 30,02m
  • Inundação severa: 29,00m
  • Inundação: 27,50m
  • Alerta: 27,00m

Este cenário de cheia contrasta drasticamente com a seca histórica de 2024, quando o rio registrou seu menor nível: 12,11 metros. A seca afetou severamente comunidades ribeirinhas, isolando áreas e impactando milhares de pessoas. Agora, a cheia traz um novo conjunto de preocupações.

No bairro Educandos, zona Sul de Manaus, moradores já reivindicam a construção de pontes de madeira para garantir o acesso às suas casas, especialmente nas áreas mais atingidas pelos alagamentos. A aposentada Francisca de Alencar exemplifica a situação, relatando que a parte inferior de sua residência já foi completamente invadida pela água contaminada do igarapé.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.