Manaus, quarta-feira 14 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Casal acusado de matar sobrinha de 2 anos é julgado nesta quarta-feira (18) em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) deu início, na manhã dessa terça-feira (17), ao julgamento de John Lenon Menezes e Ana Beatriz Barbosa, acusados pela morte de uma menina de apenas dois anos. A criança, sobrinha de Ana Beatriz, estava sob os cuidados do casal enquanto a mãe se encontrava fora de Manaus. Os réus, que já estão presos, enfrentam acusações de homicídio qualificado, incluindo motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.

A sessão do júri popular começou às 10h no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, sob a presidência do juiz Fábio Lopes Alfaia, titular da 2.ª Vara do Tribunal do Júri. A previsão é que os trabalhos sejam suspensos por volta das 18h30 com o julgamento sendo retomado na manhã de quarta-feira (18), às 9h30.

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público, baseada nas investigações policiais, o crime ocorreu na noite de 22 de março de 2022, em uma residência na rua Cristo Rei, bairro Compensa III, zona Oeste de Manaus. A denúncia aponta que os dois acusados agrediram violentamente a criança, motivados pela irritação com seu choro persistente.

Na manhã seguinte, ao constatar a morte da menina, os acusados teriam tentado ocultar o crime. O corpo da criança foi colocado em uma mochila, e John Lenon teria levado Ana Beatriz, que carregava a mochila, até o porto do Ceasa. Dali, Ana Beatriz seguiu viagem para o município de Autazes, no interior do Amazonas.

Chegando em Autazes, a acusada, segundo a apuração, enterrou a mochila com o corpo da criança em uma cova rasa, nas proximidades da residência de seu próprio pai. Um cachorro de estimação da casa acabou descobrindo a cova, e ao tomar conhecimento da situação, o pai de Ana Beatriz acionou a polícia.

A denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) foi formalizada em 16 de junho de 2023 e aceita pelo juízo da 2.ª Vara do Tribunal do Júri em 26 de julho do mesmo ano. Após a fase de instrução processual, que incluiu a audiência de instrução e a apresentação das alegações finais pela Defesa e Acusação, o magistrado decidiu, em 9 de outubro de 2024, pela Pronúncia dos acusados, determinando que eles fossem a júri popular.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.