*Da Redação Dia a Dia Notícia
O documentário ‘Yanuni’ acompanha a trajetória da líder indígena Juma Xipaia na defesa da Amazônia contra o avanço do garimpo e da mineração industrial. Jovem cacica da aldeia Kaarimã, do povo Xipaia, no Médio Xingu, no Pará, Juma também é ativista ambiental e secretária nacional de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas (Seart). Ela assina a produção do filme ao lado do ator Leonardo DiCaprio e do diretor Richard Ladkani.
Defensora destemida de seu povo e da floresta, Juma Xipaia sobreviveu a seis tentativas de assassinato por enfrentar garimpeiros, grileiros e corporações multinacionais que ameaçam suas terras ancestrais. Com Yanuni, Juma mantém o compromisso inabalável pelos direitos indígenas e pela proteção ambiental, inspirando e provocando mudanças significativas no Brasil e no mundo.
O documentário foi exibido, no último sábado (14), em Nova York, na noite de encerramento do Tribeca Film Festival. O longa mostra como a luta de uma líder indígena para salvar a Amazônia se tornou uma batalha profundamente pessoal, por seu povo, sua família e pelo futuro de um planeta à beira do colapso.
De maneira histórica e impactante, Yanuni demonstra a luta constante de Juma e de Hugo Loss, seu marido e agente federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ambos travam uma batalha diária contra a mineração e pela proteção das comunidades indígenas da Amazônia. Juma e Loss chamam a atenção para os garimpos no interior do território amazônico, que atingem diariamente os povos indígenas. No entanto, após uma nova maternidade, a luta de Juma e Hugo se torna mais urgente e ao mesmo tempo cautelosa, ambos representados no filme.
Ver essa foto no Instagram
