*Da Redação Dia a Dia Notícia
Elon Musk, CEO do X, SpaceX e Tesla, foi um dos que discursou durante o evento de posse de Donald Trump nesta segunda-feira, 20, em Washington, nos Estados Unidos. Com uma fala frenética fazendo muitos gestos, um deles chamou mais a atenção dos internautas.
Em seu pronunciamento, Musk bateu a mão direita no peito, antes de esticar o braço direito em uma diagonal para cima, com os dedos unidos e a palma voltada para baixo. Enquanto a plateia gritava, ele fez a saudação novamente, com o braço e a mão um pouco mais baixos.
“Meu coração está com vocês”, afirmou, batendo no peito novamente. “É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido. Graças a vocês. Teremos cidades seguras, finalmente cidades seguras. Fronteiras seguras, gastos sensatos”.
A organização norte-americana Anti-Defamation League (Liga Anti-Difamação, em tradução livre) explica que essa saudação apareceu na Alemanha dos anos 1930 como uma forma de homenagear Adolf Hitler.
O gesto consiste em levantar o braço direito estendido com a palma para baixo, detalha a ADL. Na Alemanha nazista, era frequentemente acompanhado por cânticos ou gritos de “Heil Hitler” ou “Sieg Heil”. Desde a Segunda Guerra Mundial, neonazistas e supremacistas brancos em geral continuaram a fazer a saudação—é, segundo a entidade, o gesto supremacista branco mais comum no mundo.