Search
booked.net
Search
Close this search box.

Concessionárias de carros de luxo são alvos de operação da PF por fraudes em financiamentos de veículos no AM

Fotos: Reprodução/Karlas Mendes/Rede Amazônica; Jander Robson/Portal do Holanda

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Federal e Receita Federal deflagraram a Operação Creditum, com o objetivo de combater uma organização criminosa suspeita de cometer fraudes fiscais na compra de carros de luxo avaliados em mais de R$ 500 mil. Em Manaus, duas concessionárias, sendo a Audi Center e Automix, localizadas nos bairros Planalto e Chapada, foram alvos da ação policial.

De acordo com a PF, o grupo criminoso atua na fraude de financiamento de veículos de luxo, sonegação fiscal, falsificação ideológica e lavagem de capitais. As operações fraudulentas do grupo, movimentaram ilegalmente o valor estimado de R$ 15 milhões.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foram mobilizados 60 policiais federais e 16 servidores da Receita Federal para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, em Manaus, no município de Manacapuru (AM) e no Rio de Janeiro.

Conforme investigações da PF, o grupo criminoso obtinha, mediante fraude, diversos financiamentos de veículos de luxo, com descontos angariados por meio de benefício fiscal com o intuito de revender os veículos financiados para terceiros sem o conhecimento da instituição bancária.

Os financiamentos eram obtidos por meio de empresas, tanto em nome dos investigados quanto em nome de “laranjas”. Os investigados falsificavam documentos e contavam com a participação de funcionários, gerentes e diretores de bancos e das concessionárias.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Ainda de acordo com a PF, o grupo criminoso repassava os veículos de luxo, obtidos por meio de fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, baseados em confiança.

Os envolvidos no esquema criminoso poderão ser responsabilizados pelos de crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegaçao fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros. A soma das penas previstas para os crimes investigados pode alcançar até 21 anos de prisão.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.