*Da Redação Dia a Dia Notícia
A residência de concreto foi a única a permanecer de pé, enquanto as outras de madeira sucumbiram às chamas. “É um milagre”, afirmou o executivo aposentado David Steiner sobre sua casa ter sobrevivido em meio aos incêndios que devastaram Los Angeles nos últimos dias. Localizada na Pacific Coast Highway.
Após receber imagens do incêndio através de um empreiteiro local, David Steiner, de 64 anos, acreditou que a sua propriedade era um caso perdido. Com mais de 390 m², três andares e quatro quartos, a casa conta com estuque e telhado à prova de fogo, o que pode explicar a resiliência do imóvel. Além de sua estrutura reforçada, mais de 20 bombeiros lutaram durante 12 horas para ajudar a salvar a residência.
A imagem da residência como a única intacta em meio ao escombro de outras propriedades viralizou nas redes sociais. Em publicação no X (antigo Twitter), que alcançou mais de 3 milhões de visualizações, os comentários mostram pessoas chocadas. Veja:
“Acho que era a casa de algum casal de crentes… Parece um milagre”, escreveu um internauta. “Surpreso, nem os vidros estouraram. A casa nem chamuscada ficou?”, indagou outro.
Outro usuário apontou que, apesar da casa se manter em pé, provavelmente ela terá que ir ao chão posteriormente: “O concreto altera a estrutura quando é submetido a altas temperaturas assim como as estruturas metálicas usadas em sua sustentação. Ficou em pé mas terão que ser demolidas.”
Casa de concreto foi a ÚNICA que ficou de pé após incêndio que destruiu residências de madeira nos EUA. pic.twitter.com/ry6S56REUo
— ACERVO (@AcervoCharts) January 12, 2025
Por fim, foi destacado também o motivo pelo qual as residências nos EUA serem construídas a partir do uso do material, mais propenso ao fogo. “As casas de madeiras, além de mais baratas, aumentam as chances de sobrevivência em casos de terremotos (California, Oregon, Washington), tornados (Midwest) e furacões (Sul dos EUA), por isso é frequentemente usado por lá”.