*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), entregou, na manhã desta quinta-feira(26), 16 toneladas de ração para avicultores e 3 toneladas de farelo de soja para criadores de bovinos na região de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), um dos 10 municípios com maior produção rural do estado.
O apoio do governo busca amenizar o impacto sobre a agricultura familiar rural que enfrentou a maior seca já registrada no Amazonas, principalmente os municípios que ficam às margens dos grandes rios.
“Nossos esforços foram feitos para atender todos os municípios, porque sabemos as dificuldades enfrentadas pelas famílias, tanto para a própria subsistência quanto para manter seus animais vivos. Chegamos ao fim de dezembro com os níveis dos rios subindo e com os produtores se preparando para 2025. A ração chega para minimizar os prejuízos que tiveram”, explicou o titular da Sepror, Daniel Borges.
A agricultora Artemiza Vasconcelos, da comunidade Mariano no distrito Acajatuba, zona rural de Manacapuru, produz em sua propriedade limão, laranja, tangerina, cupuaçu, coco, macaxeiras, entre outros vegetais, a maioria destinados para abastecer a capital amazonense. Na ação desta quinta-feira, ela recebeu oito sacas de ração para aves, o que vai ajudar consideravelmente em sua criação de frangos de corte.
“Estou muito grata com essa ajuda. O Governo do Estado com certeza é o maior parceiro do produtor rural amazonense e esteve presente conosco durante todo o ano. Isso nos dá esperança e renova as energias para o ano que vai entrar”, agradeceu a produtora.
Além dos criadores de aves de bovinos, os pescadores artesanais e piscicultores também foram atendidos por ações comandadas pela Sepror e executadas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa), integrante do sistema. Mais de 20 mil cestas básicas foram enviadas para os municípios da calha do Rio Solimões e Baixo Amazonas, por exemplo.
Investimento
Visando atender aos pecuaristas durante e após a severa estiagem de 2024, a Sepror adquiriu 112.600 kg de farelo de soja, 120.483 kg de sal mineral para suplementação dos bovídeos (bovinos e bubalinos) e 100.000 kg de ração para ave. A programação para 2024 era de atender 1.126 pecuaristas e 250 avicultores. No total, para esse programa emergencial o investimento foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão, o que garantiu a oferta alimentar para animais no período de escassez.
Todas os programas e ações voltados para o setor primário amazonense são de responsabilidade da Sepror, com execução feita pela Agência de Desenvolvimento do Amazonas, Agência de Defesa Sanitária e Florestal (Adaf) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).
“Nossa atuação é sincronizada para melhor atender a agricultura familiar em todo o Amazonas. O importante é, na hora das dificuldades, as famílias que dependem da agricultura e ajudá-las na produção de alimentos, desenvolvendo nosso setor primário como um todo”, finalizou Daniel Borges.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)