Search
booked.net
Search
Close this search box.

MPAM fiscaliza Hospital 28 de Agosto após ameaça de paralisação e convoca governo e ortopedistas para reunião

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Após denúncias de que médicos estariam planejando uma paralisação na véspera de Natal e de que pacientes estariam sendo direcionados, como forma de boicotar a transição administrativa no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), emitiu neste domingo (22), recomendação ao Governo do Estado e ao Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (ITO-AM), para que sejam adotadas providências que evitem a interrupção dos serviços. Conforme o governador Wilson Lima, as mudanças administrativas na unidade visam a melhoria e eficiência nos serviços prestados à população.

A recomendação acontece vinte e quatro horas após uma fiscalização realizada nas dependências do Hospital 28 de Agosto pela 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP). Caso haja paralisação no serviço, haverá adoção de medidas judiciais cabíveis, cíveis e criminais em caso de descumprimento por parte do MPAM.

Nesta semana, uma matéria publicada pela Revista Cenarium, mostrou que médicos estavam direcionando pacientes da zona Norte de Manaus ao 28 de Agosto para superlotá-lo, além de planejar uma paralisação, sem aviso prévio no dia 23 dezembro, às vésperas do Natal.

Na recomendação, a promotora Luissandra Chíxaro levou em consideração o princípio da continuidade do serviço público, que veda a interrupção da prestação de serviços de interesse público, especialmente aqueles de caráter essencial, como a saúde pública e o serviço específico prestado em prontos-socorros da rede pública, e ainda a coleta de evidências de troca de mensagens, divulgado pela Cenarium, onde médicos ortopedistas vinculados à cooperativa ITO-AM estão sendo incentivados a suspender o atendimento em unidades diversas do 28 de Agosto.

“Se não nos mostrarmos UNIDOS AGORA, eles saberão que podem nos f****. Do contrário, se deixarmos a Babilônia pegar fogo, vão sair daqui com rabo entre as pernas e o Governo mais uma vez desmoralizado, como foi na Eleição”, diz uma das mensagens divulgadas.

O MPAM recomendou ao Governo do Estado, por meio da SES-AM, que fosse providenciada a conciliação entre as partes e adotadas todas as providências necessárias para empresas médicas que prestam serviços na rede estadual não paralisassem suas atividades em quaisquer das unidades de saúde estaduais.

A promotora Luissandra Chíxaro, titular da 58ª, convocou o Governo do Estado, por meio da SES-AM, representantes da Organização Social Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que assumiou a gestão do Complexo Hospitalar Sul, e médicos do ITO-AM, para uma reunião de emergência nesta segunda-feira (23).

Transição administrativa

Em coletiva de imprensa, realizada no dia 17 de dezembro, o governador Wilson Lima afirmou que as mudanças administrativas no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, visam a melhoria e a eficiência nos serviços prestados à população. Uma das metas é dobrar o número de cirurgias ortopédicas realizadas no 28 de Agosto.

No dia 19 de dezembro, no programa Cenarium Entrevista, o governador deu detalhes sobre as mudanças nas gestões das unidades e explicou que a partir de agora o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu passam para o comando da Organização Social de Saúde (OSS), Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).

Além disso, Lima apontou que, desde o ano passado, estudos internos vem sendo realizados e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para mapear a rede de saúde, apontando melhorias que garantam que investimentos sejam revertidos em benefícios diretos para a população.

Atendimentos em 1 minuto

Outra reportagem veiculada pela Cenarium, aponta que a ortopedista Anna Carolina Monteiro Antony Hoagen de Lima, do Instituto de Traumato-Ortopedia do Amazonas (ITO-AM), realizou consultas de apenas 1 minuto a pacientes no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com informações, a profissional viajou pelo menos oito vezes entre fevereiro e novembro deste ano, participando de passeios turísticos e competições esportivas fora do Amazonas.

No último dia 16, a mesma médica publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que o Estado amazonense vive uma “calamidade pública” na Saúde. A declaração faz referência à transição administrativa do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu.

Registros de atendimentos médicos do Hospital 28 de Agosto, referência em ortopedia e traumatologia, aos quais a reportagem teve acesso, mostram a ortopedista Anna Carolina Hoagen realizando consultas de um (1) minuto a pacientes, como no dia 20 de novembro deste ano. A médica iniciou um atendimento às 7h31 e outro logo em seguida, às 7h32.

Leia mais:

Médica do Hospital 28 de Agosto atendeu pacientes em 1 minuto e realizou 8 viagens em 2024

Governador afirma que mudanças no Hospital 28 de Agosto e Dona Lindu vão melhorar qualidade do atendimento à população

Governador Wilson Lima detalha transição administrativa do Hospital 28 de Agosto e fala sobre eleições de 2026

Em boicote ao Hospital 28 de Agosto, médicos direcionam pacientes e tramam paralisação na véspera de Natal

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.