O Ministério do Meio Ambiente informou que a partir da próxima segunda-feira, 31, na semana que antecipa o Dia da Amazônia, todas as ações contra o desmatamento ilegal na região amazônica e no Pantanal serão paralisadas, por meio de bloqueios financeiros para o Ibama e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).
De acordo com nota do ministério, foram cortados R$ 20,972 milhões do Ibama e R$ 39,787 milhões do ICMBio. Segundo o Estadão, o motivo é um raxa entre o ministro Ricardo Salles e os militares que atuam no Palácio do Planalto.
Atualmente, o vice-presidente Hamilton Mourão comanda a Operação Verde Brasil 2, em apoio ao Ibama e ao ICMBio. Os militares dessa operação, por lei, não tem autorização para aplicar multas ambientais ou autuações. Com a paralisação dos órgãos, a Operação Verde Brasil 2 fica tecnicamente impossibilitada de continuar.
Ainda segundo o Estadão, o Ministério do Meio Ambiente só soube quando o dinheiro já estava bloqueado, o que foi efetuado pela Secretaria de Orçamento Federal.