*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O fim de semana promete ser marcado por chuvas volumosas em várias regiões do Brasil, com alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os Estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (22), em Brasília, a previsão é de chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e condições favoráveis a fenômenos adversos como alagamentos e quedas de energia.
O alerta do Inmet abrange uma extensa área, indo do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia. Para essas regiões, a previsão é de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem atingir entre 60 e 100 km/h. A combinação de chuvas intensas e ventos fortes pode causar diversos impactos, como cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O Inmet alertou que as condições podem ser perigosas para a população, especialmente em áreas mais vulneráveis à inundação.
Em outras áreas, como o Acre, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, também são esperadas chuvas, mas com volumes mais moderados, entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Nessas regiões, os ventos podem chegar a 60 km/h, o que ainda apresenta riscos, embora em menor intensidade. Em alguns casos, a intensidade das chuvas pode ocasionar alagamentos e quedas de árvores, especialmente em cidades que não estão preparadas para lidar com grandes volumes de água em um curto período.
Além dessas áreas, o Inmet também emitiu um alerta para o litoral sul paulista, o litoral paranaense e o litoral norte de Santa Catarina, com chuvas que variam entre 20 a 30 mm/h, ou até 50 mm/dia. Embora o risco de danos seja considerado baixo nessas regiões, os meteorologistas alertam para a possibilidade de pequenos deslizamentos de terra em áreas mais inclinadas e para o risco de alagamentos. Em cidades com infraestrutura mais precária de drenagem, a população também deve redobrar a atenção para possíveis transtornos.
Outro fenômeno meteorológico significativo previsto para os próximos dias é a formação de uma zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve se configurar a partir de sábado (23) e pode persistir até terça-feira (26). Esse fenômeno, que ocorre quando correntes de umidade da Amazônia se encontram com massas de ar provenientes do Atlântico Sul, pode trazer volumes expressivos de chuvas para a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, e até Sergipe.
A ZCAS é responsável por provocar chuvas contínuas e volumosas, que podem afetar regiões que já enfrentam problemas de drenagem e infraestrutura. Por conta disso, o Inmet recomenda especial atenção às áreas do Recôncavo Baiano e de Sergipe, que podem sofrer com impactos como alagamentos, pequenas inundações e danos em áreas mais suscetíveis a deslizamentos de terra.
Diante das previsões de chuvas intensas, o Inmet fez algumas recomendações para garantir a segurança da população durante o fim de semana. A primeira delas é evitar sair de casa em caso de tempestades intensas, principalmente em áreas com risco de alagamento. As autoridades locais devem seguir monitorando a situação e informar a população sobre áreas de risco.