Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após David Almeida prometer Cidade do Autista, MPAM apura barreiras enfrentadas por PcDs no acesso à educação

Arte: Thalya Issuisso/Dia a Dia Notícia

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Enquanto o prefeito reeleito de Manaus, David Almeida (Avante), promete a construção de um centro de referência para pessoas com autismo, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento administrativo para apurar, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), supostas situações de vulnerabilidade vivenciadas por pessoas com deficiência. Tais alunos estariam enfrentando barreiras para acesso à educação na rede municipal de ensino.

De acordo com o Diário Oficial Eletrônico do MPAM, de nº 2954, da terça-feira (29), sete pessoas com deficiência estariam enfrentando barreiras para acesso à educação na rede municipal de ensino.

Os processos administrativos foram instaurados pela promotora de Justiça Ynna Breves Maia Veloso, no dia 23 de outubro deste ano, que também comunicou a Gerência de Educação Especial da Semed para que encaminhe o laudo de avaliação multiprofissional dos alunos em questão.

Além disso, a Semed, que é gerida por Dulce Almeida, irmã do prefeito, terá que informar as providências adotadas para cumprir as recomendações de respectivo parecer técnico.

Direitos

A pessoa com deficiência, assim como os demais, tem direito à educação pública e gratuita assegurada por lei, preferencialmente na rede regular de ensino e, se for o caso, à educação adaptada às suas necessidades em escolas especiais, conforme estabelecido nos artigos 58 e seguintes da Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, art. 24 do Decreto n.º 3.289/99 e art. 2º da Lei n.º 7.853/89.

Conforme determina o § 1º, do art. 58 da Lei Federal 9.394/96, o Poder Público, havendo necessidade, é obrigado a equipar a escola, visando ao eficaz atendimento da pessoa com deficiência.

Cidade do Autista

Durante a sua campanha eleitoral deste ano, David Almeida prometeu para a sua próxima gestão ampliar os serviços para pessoas com autismo, com a construção de um centro de referência, com consultórios, tratamentos, espaços para terapia e lazer e educação. Segundo Almeida, a “Cidade do Autista” começará a ser construída no ano que vem.

Denúncias

Durande o período eleitoral, mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) denunciaram estar sendo pressionadas para apoiar a reeleição de David Almeida. A denúncia foi divulgada pelo portal Rios de Notícias no dia 18 de outubro, e gerou indignação nas famílias afetadas.

De acordo com informações, mães relataram que, às vésperas do segundo turno das eleições municipais, estavam sendo barradas nas portas das escolas e sendo interrogadas sobre em quem pretendem votar.

Em mensagens compartilhadas no WhatsApp, algumas mães expressaram preocupação ao ouvirem que, caso David Almeida não fosse reeleito, o tratamento de muitas crianças autistas poderia ser cancelado.

Leia mais:

Site divulga denúncias de mães de crianças com autismo levando pressão para votar em David Almeida

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.