*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta quinta-feira (31), após um período de leve subida, o nível do rio Amazonas baixou 46 centímetros nos últimos sete dias, chegando à marca de -17 centímetros. Esse é o menor nível já registrado na história pela Defesa Civil no município de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus.
O Amazonas vive a pior seca de todos os tempos em termos de impactos econômicos e sociais. De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais de 800 mil pessoas estão sendo afetadas pelo baixo nível dos rios e os prejuízos já ultrapassam R$ 620 milhões em 2024. Todas as cidades do estado estão em situação de emergência.
No município de Itacoatiara, o recorde anterior havia sido registrado no dia 13 de outubro deste ano, quando o rio atingiu -0,11 metros, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
A seca deste ano tem afetado fortemente a zona rural do município, onde dezenas de comunidades estão em situação de isolamento. De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, mais de 28 mil pessoas foram impactadas pela seca em Itacoatiara. O órgão também informou que segue enviando ajuda humanitária aos ribeirinhos.
*Com informações do g1