Search
booked.net
Search
Close this search box.

Após inúmeras críticas à guarda armada, David Almeida adota discurso de priorizar setor em novo mandato

Foto: Divulgação/Semcom

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Após diversas críticas relacionadas à Guarda Municipal armada em Manaus durante sua atual gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), adotou discurso de priorizar o setor em seu novo mandato, que se inicia no próximo ano. Neste ano, foram registrados inúmeros casos de violência em prédios de responsabilidade da prefeitura, mas que não contavam com segurança.

Um dia após a reeleição, o prefeito de Manaus concedeu diversas entrevistas a emissoras de rádio e TV e disse que a segurança pública será a área que receberá maior atenção nos próximos quatro anos.

Ele anunciou que haverá reforço no efetivo da Guarda Municipal e que no início do próximo ano serão incorporados os aprovados no concurso público, além de mais investimentos para que o efetivo chegue a 1.500 guardas municipais.

“Para os próximos anos, vamos fazer mais concurso público, para que a gente possa ter um efetivo de 1.500 homens, com a guarda patrimonial e a guarda armada, e assim também ajudar na segurança pública da cidade de Manaus”, disse.

Um levantamento realizado pela agência Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), aponta que Manaus é a capital com o menor número de agentes da Guarda Civil Municipal na ativa, sendo o menor efetivo entre 18 capitais brasileiras.

Falta de segurança

Durante este ano, diversos crimes foram registrados em prédios de responsabilidade da prefeitura de Manaus, principalmente em Unidades Básica de Saúde (UBS), que não possuem a presença da Guarda Municipal para garantir a segurança da população.

Em setembro deste ano, uma câmera de segurança flagrou o momento em que um criminoso assalta uma mulher em frente a UBS N 52, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

As imagens mostram que a vítima aguarda em frente ao portão da unidade quando o suspeito passa em uma motocicleta. Em seguida, ele retorna, aborda a mulher e exige o celular dela.

Também em setembro, uma mulher grávida, identificada como Eliana Rodrigues de Souza, de 24 anos, foi morta tiros na UBS Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Oeste da capital.

Foto: Reprodução/D24AM

O suspeito teve acesso à unidade de saúde, que não possui patrulhamento, e gritou o nome da vítima, em seguida ela correu, porém foi atingiada por disparos de arma de fogo. Ela não resistiu aos ferimos e morreu ainda no local.

Investimento

Em outubro do ano passado, o prefeito David Almeida anunciou um investimento no valor de R$ 10 milhões destinados à reestruturação e modernização da Guarda Municipal. Os recursos foram oriundos de emenda do senador Eduardo Braga (MDB), aliado político e apoiador de Almeida durante as eleições deste ano.

Leia mais:

Sem Guarda Municipal, população é alvo de criminoso em frente à UBS de Manaus

Grávida de seis meses é assassinada a tiros dentro de UBS na zona Oeste de Manaus

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.