Search
booked.net
Search
Close this search box.

Cérebro de Maguila será doado para estudos na USP; entenda

Foto: Reprodução/Instagram

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Morto na quinta-feira (24), aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, terá seu cérebro doado à Faculdade de Medicinal da USP (FMUSP) para aprofundar os estudos acerca da encefalopatia traumática crônica (ETC), da qual sofria o lutador. No ano de 2018, ele concordou em doar o órgão, com o consentimento da família, para a universidade.

Em 2013, Maguila foi diagnosticado com a doença, que não tem cura. Informalmente, ela é chamada de “demência do pugilista”, resultado dos constantes golpes na cabeça, que os lutadores sofrem ao longo da carreira. Segundo a FMUSP, há um grupo de pesquisa que estuda o impacto dessas pancadas e concussões em atletas, dos mais diferentes esportes como boxe, rúgbi, futebol, entre outros.

Para realizar a doação do órgão, além de Maguila ter preenchido o termo, em 2018, declarando seu desejo em doar seu cérebro para a FMUSP, é preciso que a família autorize o processo. Além de Maguila, Éder Jofre, ex-pugilista morto em 2022, e Bellini, capitão do Brasil na conquista da Copa do Mundo de 1958 e morto em 2014, também doaram seus cérebros para a FMUSP.

Eles ficam armazenados no instituto, que conta com o único banco de cérebros do Brasil e da América Latina.“É importante para o País e para USP ter esses experimentos realizados em nosso território”, contou Renato Anghinah, neurologista e professor livre docente na Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais:

Maguila, ícone do boxe brasileiro, falece aos 66 anos

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.