*Da Redação
A estudante de direito, amazonense, Graziela Guedes, foi escolhida como melhor oradora do I Electoral Moot Court, julgamento simulado promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Graziela está no décimo período do curso de direito e participou da competição com a estudante Amanda Gortari, que está no oitavo período. As duas ficaram em 2º lugar por equipe na competição nacional.
Graziela Guedes conta como foi a experiência de participar da competição.
“Definitivamente um marco tanto na minha vida acadêmica quanto profissional. O direito eleitoral é muito dinâmico e os temas da competição eram complexos, por isso foi uma experiência engrandecedora”, disse a etudante que espera ainda incentivar outros estudantes.
”A preparação exigiu muita dedicação, treino e estudos. O apoio do nosso orientador, Yuri Dantas Barroso, e de outros colegas foram fundamentais no resultado positivo. Essa conquista foi um resultado incrível. Espero que incentive outros estudantes no estudo do Direito Eleitoral e que o Norte siga tendo destaque positivo”, concluiu.
Graziela, que termina o curso de direito em dezembro, conta que após a competição e o resultado do trabalho que realizou pensa em atuar na área.
Amanda conta que elas competiram com cerca de 60 equipes, eram as únicas representantes do Norte, e com menos de dois meses de preparação para fase escrita e oral, a estudante fala dos desafios e da experiência adquirida.
“Foi desafiador tornar-se advogada em menos de dois meses, ainda mais em um caso que abordava como tema central a cassação de mandato eletivo, tema atual e bastante polêmico. Além disso, éramos a única equipe do Amazonas dentre 60 equipes de todo o Brasil; na final, representávamos todo o Norte, sendo avaliadas e observadas por ministros, advogados e desembargadores da Justiça Eleitoral. Sem sobra de dúvidas foi um momento de enorme crescimento pessoal e profissional”, disse Amanda.
As estudantes passaram por várias avaliações, desde gravações de vídeos, memoriais e defesa oral. Elas foram aprovadas nas duas fases, chegando na final como a segunda melhor equipe da competição, e tendo a melhor oradora no individual. A participação foi por meio de live, e esta disponível no portal do TSE no Youtube.
A final contou com a participação das equipes de Mina Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas e Paraíba, que ficou em primeiro lugar.
As estudantes foram parabenizadas por vários colegas e advogados que atuam no direito eleitoral no Amazonas.