*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) desmantelou uma organização criminosa envolvida em um esquema de aluguel de motocicletas, falsificação de documentos e venda ilegal de veículos para outros estados, principalmente o Pará. A operação, denominada “Acerto de Contas”, foi realizada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), resultando na prisão de 10 membros do grupo.
Segundo o delegado Rodrigo Barreto, responsável pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Violências (DERFV), um grupo criminoso em Manaus operava de maneira altamente organizada, empregando várias táticas ilícitas para obter lucros significativos. “Esse grupo alugava motos de pessoas honestas e, de forma metódica, adulterava a documentação. Depois, anunciavam esses veículos nas redes sociais e os vendiam para outros estados, com uma parte considerável das motos sendo enviada ao Pará”, detalhou o delegado.
As investigações realizadas pela DERFV identificaram um total de 36 vítimas e revelaram pelo menos 46 registros de motocicletas que foram furtadas e revendidas ilegalmente. A estrutura da organização criminosa era complexa, com membros designados a funções específicas. Alguns eram encarregados de alugar ou furtar as motos, utilizando documentos falsificados e comprovantes de residência fraudulentos para facilitar suas ações.