*Da Redação Dia a Dia Notícia
A eleição de 2024 para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) resultou em uma composição partidária variada, mas que reflete as tendências políticas da capital – que tem predominância de direta. O Avante, partido do prefeito de Manaus, David Almeida, elegeu sete vereadores. A sigla é considerada centro-esquerda. Já o União Brasil, do governador do Amazonas, Wilson Lima, conquistou seis vereadores que representam a centro-direita e o Partido Liberal (PL), alinhado à direita, elegeu cinco parlamentares.
No total, a CMM tem 28 vereadores reeleitos (68%) e 13 novatos (32%).
Conforme o resultado, o Avante terá a maior bancada a partir de janeiro de 2025, quando inicia a nova legislatura 2025-2028. O partido elegeu sete vereadores: Eduardo Alfaia, David Reis, Joelson Silva, Eduardo Assis, Gilmar Nascimento, Rodinei Ramos e Pai Amado.
A segunda maior bancada será do União Brasil. O partido ocupará seis cadeiras no plenário da CMM: Marco Castilhos, Everton Assis, Diego Afonso, Aldenor Lima, Saimon Bessa e Professora Jaqueline. O atual presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil) não se reelegeu.
O Partido Liberal (PL) terá a terceira maior bancada com cinco vereadores eleitos: Sargento Salazar, Capitão Carpê, Raiff Matos e Coronel Rosses. A curiosidade é que o Coronel Rosses eleito com 7.169 ficou empatado com Raiff.
Vale ressaltar ainda que os partidos de esquerda conquistaram duas vagas: Zé Ricardo (17.395) e Jaildo Oliveira (8.411). Zé está entre as novidades e Jaildo foi reeleito.
As outras bancadas ficaram assim definidas por ordem de vereadores eleitos: MDB (3), Agir (3), PSD (3), PP (2), PMB (2), PRD (2), Podemos (2), Republicanos (2), PT (1), PV (1), DC (1) e PSDB (1).