Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vereador Caio André, presidente da CMM, pode assumir cargo em secretaria após derrota nas urnas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André, não conseguiu se reeleger nas eleições de domingo (6), levantando questões sobre seu futuro político. Embora a maioria dos 41 vereadores tenham mantido seus mandatos, a saída de Caio André da CMM chamou a atenção e gerou especulações nos bastidores.

Caio obteve 8.019 votos, ficando de fora por uma diferença de apenas 62 votos. Ele está como o primeiro suplente de seu partido, o União Brasil. O União Brasil garantiu 6 cadeiras na Câmara, elegendo Marco Castilhos (14.621 votos), Everton Assis (12.429), Diego Afonso (10.753), Aldenor Lima (9.744), Simon Bessa (9.625) e Professora Jacqueline (8.081).

Caio André, que como presidente da CMM administra um orçamento anual superior a R$ 200 milhões, já articulava sua reeleição para o comando da Casa. No entanto, ele sequer conseguiu se reeleger como vereador no pleito deste ano.

No entanto, ele não deve ficar sem “emprego”. Uma das opções levantadas é que o governador Wilson Lima, líder do União Brasil no Amazonas, pode oferecer um “prêmio de consolação” a Caio André, nomeando-o para uma de suas secretarias, como a de esportes, por exemplo.

Essa estratégia é semelhante à que foi adotada com Therezinha Ruiz, que, após também ser derrotada, conseguiu um cargo na Secretaria de Educação (Seduc).

Outra possibilidade é que o governador convoque um dos novos vereadores eleitos para assumir uma secretaria em seu governo, permitindo que Caio André retorne à CMM. Assim, seu aliado poderia continuar participando do Parlamento municipal, mesmo após a derrota.

Atuação no esporte

Caio André Pinheiro de Oliveira, de 45 anos, é advogado. Desde muito novo atuou na área do esporte. Já foi gerente de Esportes, na Secretaria Municipal de Esportes, da prefeitura de Manaus. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor do Departamento de Desporto da mesma secretaria e em 2011 atuou como assessor jurídico.

Foi também conselheiro municipal de Esportes (2011/2012) e retornou à Secretaria Municipal de Esportes nos anos de 2012 e 2013 como diretor-executivo, chegando ao cargo de subsecretário Municipal de Esportes, em 2014. Na esfera estadual atuou como assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2017, depois como secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2019. Posteriormente, Caio André se tornou diretor-presidente da FAAR – Fundação Amazonas de Alto Rendimento, cargo que exerceu até se afastar para a campanha política que o elegeu vereador, em 2020, com 4.666 votos.

Leia mais: Saiba quem são os 41 vereadores de Manaus eleitos para a Câmara Municipal

Leia mais: Sargento Salazar, Zé Ricardo e Thaysa Lippy: conheça mais sobre os vereadores mais votados de Manaus

Leia mais: Base aliada de Wilson Lima elegeu 35 prefeitos no Amazonas nas eleições de 2024, além de 7 vice-prefeitos

Leia mais: Treze vereadores ficam de fora da Câmara Municipal de Manaus na próxima legislatura

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.