*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André, não conseguiu se reeleger nas eleições de domingo (6), levantando questões sobre seu futuro político. Embora a maioria dos 41 vereadores tenham mantido seus mandatos, a saída de Caio André da CMM chamou a atenção e gerou especulações nos bastidores.
Caio obteve 8.019 votos, ficando de fora por uma diferença de apenas 62 votos. Ele está como o primeiro suplente de seu partido, o União Brasil. O União Brasil garantiu 6 cadeiras na Câmara, elegendo Marco Castilhos (14.621 votos), Everton Assis (12.429), Diego Afonso (10.753), Aldenor Lima (9.744), Simon Bessa (9.625) e Professora Jacqueline (8.081).
Caio André, que como presidente da CMM administra um orçamento anual superior a R$ 200 milhões, já articulava sua reeleição para o comando da Casa. No entanto, ele sequer conseguiu se reeleger como vereador no pleito deste ano.
No entanto, ele não deve ficar sem “emprego”. Uma das opções levantadas é que o governador Wilson Lima, líder do União Brasil no Amazonas, pode oferecer um “prêmio de consolação” a Caio André, nomeando-o para uma de suas secretarias, como a de esportes, por exemplo.
Essa estratégia é semelhante à que foi adotada com Therezinha Ruiz, que, após também ser derrotada, conseguiu um cargo na Secretaria de Educação (Seduc).
Outra possibilidade é que o governador convoque um dos novos vereadores eleitos para assumir uma secretaria em seu governo, permitindo que Caio André retorne à CMM. Assim, seu aliado poderia continuar participando do Parlamento municipal, mesmo após a derrota.
Atuação no esporte
Caio André Pinheiro de Oliveira, de 45 anos, é advogado. Desde muito novo atuou na área do esporte. Já foi gerente de Esportes, na Secretaria Municipal de Esportes, da prefeitura de Manaus. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor do Departamento de Desporto da mesma secretaria e em 2011 atuou como assessor jurídico.
Foi também conselheiro municipal de Esportes (2011/2012) e retornou à Secretaria Municipal de Esportes nos anos de 2012 e 2013 como diretor-executivo, chegando ao cargo de subsecretário Municipal de Esportes, em 2014. Na esfera estadual atuou como assessor jurídico da extinta Secretaria Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2017, depois como secretário Estadual de Juventude Esporte e Lazer, em 2019. Posteriormente, Caio André se tornou diretor-presidente da FAAR – Fundação Amazonas de Alto Rendimento, cargo que exerceu até se afastar para a campanha política que o elegeu vereador, em 2020, com 4.666 votos.
Leia mais: Saiba quem são os 41 vereadores de Manaus eleitos para a Câmara Municipal
Leia mais: Sargento Salazar, Zé Ricardo e Thaysa Lippy: conheça mais sobre os vereadores mais votados de Manaus
Leia mais: Base aliada de Wilson Lima elegeu 35 prefeitos no Amazonas nas eleições de 2024, além de 7 vice-prefeitos
Leia mais: Treze vereadores ficam de fora da Câmara Municipal de Manaus na próxima legislatura