Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo do AM exonera secretários envolvidos em suposto esquema de operações ilegais nas eleições em Parintins

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou, nesta quarta-feira (2), a exoneração de Fabrício Rogério Cyrino Barbosa e Marcos Apolo Muniz de Araújo, dos cargos de secretário de Estado de Administração e Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, respectivamente; e Armando Silva do Valle, do cargo de diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), após denúncia de favorecimento eleitoral em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.

Um vídeo gravado clandestinamente foi divulgado, no último dia 29, pela coligação “Parintins em Primeiro Lugar”, do candidato a prefeito Mateus Assayag (PSD), que segundo ele, mostra agentes do governo discutindo estratégias relacionadas às eleições no município em benefício de Brena Dianná.

Conforme nota do governo, as exonerações foram feitas visando garantir a integridade das investigações que estão sendo conduzidas pela Justiça. O governador enfatizou a importância de que as apurações sejam realizadas sem interferências e com total transparência.

Além das exonerações feitas por Wilson Lima, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, atendeu a uma recomendação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e também afastou os oficiais envolvidos, Jackson Ribeiro e Guilherme Navarro.

Investigação

Na terça-feira, 1º de outubro, o MP-AM abriu um inquérito para investigar as denúncias provenientes do vídeo. A apuração será conduzida pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp), que avaliará se houve irregularidades nas ações dos agentes públicos e na utilização de recursos do governo em benefício de candidaturas.

Veja a nota na íntegra:

O Governo do Amazonas informa que, diante dos fatos recentes e para que a Justiça possa realizar o trabalho de investigação que julgar necessário, o governador Wilson Lima está exonerando Fabrício Rogério Cyrino Barbosa e Marcos Apolo Muniz de Araújo, dos cargos de Secretário de Estado de Administração e Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, respectivamente; e Armando Silva do Valle, do cargo de diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

O Governo do Estado reforça que, além de garantir a lisura das investigações, o ato tem como objetivo permitir que os citados se defendam de forma isonômica e justa. Ao final do processo legal de investigação, em se comprovando a inocência das partes, os mesmos retornam aos cargos.

Por fim, seguindo recomendação do Ministério Público do Estado (MPE-AM), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, exonerou o tenente-coronel Jackson Ribeiro dos Santos do cargo de Comandante das Rondas Ostensivas Cândido Mariano e o capitão Guilherme Navarro Barbosa Martins, que integrava a Companhia de Operações Especiais (COE), que passam a realizar funções administrativas até o fim das investigações.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.