Search
booked.net
Search
Close this search box.

Em setembro, Corpo de Bombeiro combateu mais de 6,6 mil focos de incêndio no Amazonas

Foto: Divulgação/CBMAM

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

No período de 1º a 30 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas combateu mais de 6.600 focos de incêndio no estado. De acordo com dados da Sala de Situação, 1.173 focos foram combatidos na capital e 5.430 nos municípios do interior. A intensificação das ações de combate aos incêndios por meio das Operações Aceiro e Céu Limpo tem acontecido desde o mês de junho, quando as missões foram lançadas pelo Governo do Amazonas.

De acordo com o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, já é possível perceber uma diminuição dos focos de incêndio na região sul do Amazonas. Contudo, ao longo do mês de setembro, houve um aumento das ocorrências na região metropolitana.

Foto: Divulgação/CBMAM

“Durante o mês de setembro nós percebemos uma redução gradual no número de incêndios florestais nos munícipios do sul do estado, principalmente, aqueles que compõem o chamado arco do foco. Em contrapartida, tivemos um aumento dos focos nos municípios próximos à capital, como por exemplo, na região da Cachoeira do Castanho, em Iranduba, onde atuamos por quase duas semanas para conter o incêndio”, enfatizou coronel Reinaldo Menezes.

De junho até setembro, o CBMAM já combateu mais de 19 mil focos de incêndio no Amazonas, por meio das operações Aceiro no sul do estado, e Céu Limpo, na capital e região metropolitana. Além disso, houve o reforço no efetivo, com a incorporação dos 200 novos alunos soldados e 53 alunos oficiais, convocados pelo Governo e capacitados pelo CBMAM.

Foto: Divulgação/CBMAM

Ampliação de bases operacionais

No dia 26 de setembro, o governador Wilson Lima anunciou a aprovação do valor de R$ 45 milhões para o combate às queimadas. O recurso é proveniente do Fundo Amazônia e será usado para a implementação de brigadas de incêndios em 21 municípios do interior, que juntos representam 95% dos incêndios no Amazonas. A instalação das novas bases deve ser totalmente realizada até o primeiro semestre de 2025.

Ação integrada

Além da atuação direta no combate aos incêndios por meio do Corpo de Bombeiros, o Governo do Amazonas também tem reforçado o trabalho de monitoramento e fiscalização com os órgãos estaduais de segurança pública e meio ambiente. Ao todo, mais de 800 agentes, incluindo bombeiros, brigadistas e Força Nacional atuam nas linhas de frente no combate aos incêndios.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.