*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai investigar uma denúncia sobre supostos pagamentos via PIX oferecidos a apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) para participarem de uma “motociata” organizada pelo núcleo político do ex-presidente em Manaus. O evento, previsto para o próximo dia 28, deve contar com a presença de Bolsonaro e do candidato à Prefeitura de Manaus, Alberto Neto (PL/AM).
A investigação foi aberta após uma denúncia formalizada na tarde desta quarta-feira, 25. O regimento interno do MPAM prevê a instauração de um procedimento preliminar para apurar possíveis irregularidades denunciadas por meio dos canais de comunicação do órgão. Segundo a denúncia, apoiadores estariam sendo pagos para participar do evento.
O vereador de Manaus e autor da denúncia, João Tayah (PT), divulgou prints de conversas em suas redes sociais que mostram a negociação dos pagamentos. Segundo Tayah, estariam sendo oferecidos R$ 100 para cada pessoa que participasse da “motociata”, o que ele considera como compra de votos. “Estão pagando R$ 100 por moto para participar da motociata de Bolsonaro em Manaus, que todos sabem que vem apoiar o Alberto Neto. Se isso não for compra de votos, eu não sei mais o que é”, declarou Tayah.
A reportagem também teve acesso às conversas divulgadas, onde organizadores prometem realizar o pagamento ao final do evento. A concentração está marcada em frente à loja Havan, na Avenida Governador José Lindoso, Zona Centro-Sul de Manaus, com destino final no Sambódromo. Segundo Tayah, o organizador identificado é Felipe Araújo, mas ele acredita que outros financiadores, possivelmente empresários, também estão envolvidos, o que pode indicar a prática de caixa dois de campanha.
Por meio de nota, a coligação Ordem e Progresso afirmou que a informação é falsa.
“A coligação Ordem e Progresso informa que é falsa e leviana a informação de que pessoas estão recebendo para ir ao evento do eterno Presidente Bolsonaro. O cidadão citado não é filiado ao PL, tampouco é ligado ou faz parte da equipe de campanha”.